A Revista Contemporânea de Educação (RCE), criada em 2006, é uma iniciativa da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua periodicidade é quadrimestral e editada em formato eletrônico.

Os objetivos da RCE são:

a) divulgar a produção acadêmica sobre temas de interesse para a pesquisa em educação;

b) propiciar debates em torno de questões ligadas à conjuntura educacional no Brasil e no exterior.

Este periódico destina-se especialmente aos profissionais ligados à educação e às áreas das ciências humanas e sociais.

 

Qualis Capes: A4 (2017-2020)

Prorrogação do prazo de submissão para Dossiê temático/ Ampliación del plazo de presentación del dossier temático/ Deadline extended for the thematic dossier

2023-06-20

Até o dia 31 de julho de 2023 está aberta a chamada para envio de contribuições para o dossiê temático “Territorialidades educacionais e arquitetura escolar em tempos de crises políticas, de saúde e climáticas: diálogos interdisciplinares e transescalares”

Hasta el día 31 de julio de 2023 está abierta la convocatoria de envío de contribuciones para el dossier temático “Territorialidades educativas y arquitectura escolar en tiempos de crisis política, sanitaria y climática: diálogos interdisciplinarios y transescalares”.

Until Monday, July 31, 2023, the call to send contributions is open for the thematic dossier “Education territorialities and school architecture in times of political, health and climate crises: interdisciplinary and trans-scalar dialogues”.

v. 18 n. 43 (2023): Número Temático: Territorialidades educacionais e arquitetura escolar em tempos de crises políticas, de saúde e climáticas: diálogos interdisciplinares e transescalares

Publicação do volume 18, número 43, da Revista Contemporânea de Educação (RCE), que completa 18 anos de publicações ininterruptas sobre a educação nacional e internacional. Neste volume de encerramento do ano 2023, temos a seção temática “Territorialidades educacionais e arquitetura escolar em tempos de crises políticas, de saúde e climáticas: diálogos interdisciplinares e transescalares” e os artigos de fluxo contínuo. Também criamos uma nova seção, Homenagens, cuja ideia é trazer reflexões de autores(as) e pesquisadores(as) em evidência, relevantes e com um legado para área educacional.

Publicado: 2023-12-28

Apresentação do número temático

André Santos, Ana Angelita Rocha, Clare Brooks

4-6

Os espaços educacionais como textos “réguas” (sonhando as crianças projetistas)

Marisol Barenco Corrêa de Mello, Jader Janer Moreira Lopes

76-98

A covid-19 nos marajós: reflexões sobre territórios negros e educação

Gisele Joicy da Silva Guimarães, Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães

113-134

Conversas transescalares sobre as crises como bússola profissional

Felipe Costa Aguiar, Anniele Sarah Ferreira de Freitas

181-197

BNCC para a geografia: disputas por uma geografia nacional?

Phelipe Florez Rodrigues, Hugo Heleno Camilo Costa

198-214

Política, Conteúdo e Contentor

Paulo Brites, André Santos

298-316

Ver Todas as Edições