Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Codex - Revista de Estudos Clássicos é um periódico dedicado à publicação de trabalhos inéditos desenvolvidos na área de Estudos Clássicos e tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores da área, além do público interessado na área em geral.

É um periódico semestral online, com avaliação cega de pares, mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e vinculado ao Pipgla - Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e ao Proaera - Programa de Estudos em Representações da Antiguidade.

O Proaera - Programa de Estudos em Representações da Antiguidade é um grupo que congrega projetos de pesquisa que contribuam para uma compreensão aprofundada dos lugares da Antiguidade Clássica na história do Ocidente. São igualmente acolhidos pelo Proaera os projetos que abordem as releituras dos textos e imagens da Antiguidade a partir do aparato teórico contemporâneo voltado para os estudos das práticas discursivas.

Criada em 2009, a Codex tem como missão oferecer aos interessados amplo mapeamento das pesquisas desenvolvidas na área de Estudos Clássicos, a partir da produção bibliográfica que delas se origina, de modo que os leitores podem acompanhar as pesquisas empreendidas por estudiosos que se dedicam a uma área de conhecimento que prospera largamente no Brasil.

Além da publicação de artigos inéditos, a Codex conta com uma seção de resenhas e outra de traduções de textos clássicos.

Os idiomas aceitos para publicação são: português, inglês, espanhol, italiano ou francês.

Não há cobrança de taxas para submissão, avaliação ou publicação de artigos.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais de artigos, traduções e resenhas submetidos à revista são encaminhados aos editores-chefe para uma análise preliminar, que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação etc.), assim como a sua pertinência à temática da revista. 

Codex adota a política de avaliação cega pelos pares (double blind peer review). Sendo assim, após essa avaliação preliminar, a submissão será enviada incógnita à apreciação de dois pareceristas integrantes do Conselho Editorial ou consultores “ad hoc” de instituições diferentes entre si e em relação à do autor da submissão. Os pareceristas da Codex são todos professores doutores do quadro permanente de instituições de ensino e pesquisa, do Brasil e do exterior, nas áreas relacionadas aos Estudos Clássicos. O nome dos avaliadores não é, em hipótese alguma, divulgado aos autores cujos trabalhos estão sob avaliação.

Caso haja discordância quanto aos pareceres, a submissão será enviada a um terceiro parecerista. Caso haja novo parecer positivo, a submissão será aceita; caso haja um novo parecer negativo, não será aceita.

Os originais poderão ser: - Aceitos na íntegra, sem restrições; - Aceitos na íntegra, com algumas alterações; ou, - Rejeitados. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, a Equipe Editorial se dá o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela Equipe.

Todo autor de submissão receberá por e-mail os pareceres emitidos pelos avaliadores, seja em caso de aprovação para publicação, seja em caso de não aprovação. O nome dos avaliadores não é, em hipótese alguma, divulgado aos autores cujos trabalhos estão sob avaliação.

Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para a área.

A Codex - Revista de Estudos Clássicos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos nela publicados, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

O prazo médio entre a submissão do trabalho e a emissão do parecer é de 8 semanas e o prazo médio entre a submissão do trabalho e sua publicacão é de 6 meses.

Não há cobrança de taxas para submissão, avaliação ou publicação de artigos.

 

Periodicidade

Publicação semestral:

O primeiro número de cada volume, referente aos meses de janeiro a julho, é publicado até a data limite de 30 de julho.

O segundo número de cada volume, referente aos meses de agosto a dezembro, é publicado até a data limite de 31 de dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Instruções para Submissão

Instructions to Authors: click here

 

1 - CADASTRAR-SE

- Para submeter um artigo, resenha ou tradução à Codex, é necessário cadastrar-se nesta revista. Caso você não esteja cadastrado, clique aqui e cadastre-se. Atenção! No final da página de registro há a opção Cadastrar como. Você deve selecionar Autor. Em seguida, clique no botão Cadastrar.

 

2 - ACESSAR O SISTEMA

- Acesse a página inicial da Codexhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX

- Entre com seu login e senha.

- Na página de usuário, clique em Autor.

- Para enviar uma nova submissão, clique no link abaixo da frase "Iniciar uma nova submissão".

 - São apenas 5 passos para concluir sua submissão:

 

Passo 1 - Início 

1.1 Selecione a seção correspondente à sua submissão: artigo, resenha ou tradução.

1.2 Selecione o idioma da submissão: português, espanhol, francês, italiano ou inglês.

1.3 Certificando-se de que cumpre todas elas, marque as Condições de submissão. 

1.4 Clique em Salvar e continuar.

 

Passo 2 - Transferência do Manuscrito

2.1 Clique em Procurar, selecione o artigo em seu computador e, em seguida, clique em Transferir. IMPORTANTE! O documento não deverá conter os dados de identificação do(s) autor(es), os quais devem ser inseridos no passo seguinte.

2.2 Clique em Salvar e continuar.


Passo 3 - Inclusão de Metadados

3.1 Preencha corretamente os campos com as informações sobre o autor e o trabalho que está sendo submetido. A seguir, estão listadas as seções cujo preenchimento de certos itens, abaixo especificados, são obrigatórios.

AUTORES

Os seguintes campos relativos à indentificação do(s) autor(es) são de preenchimento obrigatório:

- Nome

- Sobrenome

- E-mail (este e-mail será divulgado no artigo)

- Orcid iD (caso não possua, clique aqui para cadastrar um número Orcid)

- URL (aqui, forneça o endereço do seu Currículo Lattes)

- Instituição/Afiliação (por extenso!)

- País

- Resumo da Biografia (nível de titulação, afiliação institucional [por extenso], função profissional na instituição de origem e qualquer outra informação que julgar relevante)

ATENÇÃO! Se o artigo possuir mais autores, clique em Incluir Autor e preencha novamente todos os campos acima discriminados com as informações sobre o respectivo autor). 

TÍTULO E RESUMO

- Preencher devidamente os campos Título e Resumo

INDEXAÇÃO

- É obrigatório o preenchimento da campo Palavras-chave (inclua de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula).

REFERÊNCIAS

É obrigatório o preenchimento do campo Referências no caso de submissão de artigos. Nesse campo, copie e cole de seu artigo as referências bibliográficas.

3.2 Clique em Salvar e continuar.


Passo 4 - Transferência de Documentos Suplementares

4.1 Casa haja algum documento suplementar, clique em procurar, selecione o arquivo e clique em transferir.

4.2 Clique em Salvar e continuar.


Passo 5 - Confirmação da Submissão

5.1 Clique em Concluir submissão.

 

Pronto!

Conheça o Fluxograma do processo editorial.

 

Instruções para Avaliadores

 

- Acessar o site da revista com o seu login e senha: https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/login

- Entrar em PÁGINA DO USUÁRIO. Abaixo do título CODEX - Revista de Estudos Clássicos, clique em “Avaliador”.

- A página SUBMISSÕES ATIVAS se abrirá. Clique sobre o título da submissão a ser avaliada.  

- A página AVALIAÇÃO se abrirá e aparecerão as informações sobre a submissão e prazo para o parecer.

- Ao rolar a página, mais para baixo, em "Diretrizes para Avaliação",  encontram-se os 6 passos para a avaliação.

 

Passo 1 - Notificar ao editor a sua decisão sobre sua disponibilidade para realizar a avaliação

- Clique em "Disponível para avaliação ", caso tenha interesse e disponiblidade para avaliar a submissão em questão. A página ENVIAR E-MAIL se abrirá. Um e-mail padrão de aceite estará pronto para ser enviado ao editor. Clique em "Enviar". 

- Caso não tenha interesse ou não esteja disponível para para avaliar a submissão em questão, clique em Indisponível para avaliação . A página ENVIAR E-MAIL se abrirá. Um e-mail padrão de recusa estará pronto para ser enviado ao editor. Clique em "Enviar". 

 

Passo 2 - Consulte as Diretrizes para Avaliadores a seguir

Leia as diretrizes para avaliadores, que sugerem os aspectos que sugerimos ser levados em consideração ao se avaliar a submissão. 

 

Passo 3 - Fazer download do manuscrito para o seu computador

- Ao lado de onde está escrito "Manuscrito da submissão", clique no link do arquivo.doc (cujo título geralmente é composto de números e letras separadas por pontos e traços) e salve-o em seu computador para proceder à avaliação.

 

ATENÇÃO! Nesse momento, você pode sair do sistema e retornar quando tiver realizado a submissão. Basta acessar novamente a página da revista (seguindo as instruções acima) e retomar o processo de avaliação a partit do Passo 4.

 

Passo 4 - Preencher o formulário de avaliação 

- Clique em "Formulário de avaliação ". Preencha o formulário conforme as instruções ali constantes e, as seguir, clique em "Salvar".

 

Passo 5 - Transferência do manuscrito com seus comentários

- Se você fez modificações diretas no texto que baixou para seu computador (sugerimos grifá-las com outra cor ou usar o recurso de "marcas de revisão") ou fez comentários diretamente no texto, envie-o ao autor/editor da seguinte maneira: clique em "Selecionar arquivos", localize o arquivo em seu computador e, em seguida, clique em "Transferir". 

 

Passo 6 - Fazer a recomendação do artigo

Clique em "Escolha uma opção" e escolha a que melhor contempla seu parecer. Selecione-a e, a seguir, clique em "Enviar avaliação para o Editor".

Pronto! Automaticamente o sistema nos informará que você concluiu a avaliação.

 

Indexadores e bases de dados

Indexação em base de dados:

Crossref [EUA]

Sumários.org [Brasil]

Recaap [Portugal]

ZBD (Elektronische Zeitschriftenbibliothek) [Alemanha]


Indexação em Portais e Diretórios de Periódicos:

Livre [Brasil]

Diadorim [Brasil]

UlrichsWeb [EUA]

Dialnet [Espanha]

Latindex [México]

Google Scholar [EUA] 

Redib [Espanha]

DOAJ [Suécia] 

 

Registrado em catálogos e sites:

AWOL - Ancient World Onlne [EUA]

 

Código de Conduta e Boas Práticas

Codex - Revista de Estudos Clássicos segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e as submissões devem atender essas diretrizes: para conhecimento do código consulte o texto original em inglês ou sua tradução para o português.

 

Detecção de Plágio

Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza as seguintes ferramentas para identificação de plágio:

http://www.copiaecola.com.br/copiaecola/

http://plagiarisma.net/pt/

http://www.duplichecker.com/

http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php

http://plagiarismdetector.net/