Histórico do periódico

Codex - Revista de Estudos Clássicos é um periódico semestral online (ISSN 2176-1779), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, dedicado à publicação de trabalhos realizados na área dos Estudos Clássicos.

É um órgão do Proaera - Programa de Estudos em Representações da Antiguidade, um grupo que congrega projetos de pesquisa que contribuam para uma compreensão aprofundada dos lugares da Antiguidade Clássica na história do Ocidente, bem como os que abordem as releituras dos textos e imagens da Antiguidade a partir do aparato teórico contemporâneo voltado para os estudos das práticas discursivas.

Codex oferece aos interessados amplo mapeamento das pesquisas desenvolvidas na área de Estudos Clássicos, a partir da produção bibliográfica que delas se origina. Os leitores podem, assim, acompanhar as pesquisas empreendidas por estudiosos que se dedicam a uma área de conhecimento que prospera largamente no Brasil.

Codex - Revista de Estudos Clássicos é um periódico dedicado à circulação de trabalhos desenvolvidos na área de Estudos Clássicos voltado para o público especializado - alunos, pesquisadores e acadêmicos em geral tanto da área de Clássicas quanto de áreas afins.

É um periódico semestral online, com avaliação cega de pares, mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e vinculado ao Pipgla - Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e ao Proaera - Programa de Estudos em Representações da Antiguidade.

O Proaera - Programa de Estudos em Representações da Antiguidade é um grupo que congrega projetos de pesquisa que contribuam para uma compreensão aprofundada dos lugares da Antiguidade Clássica na história do Ocidente. São igualmente acolhidos pelo Proaera os projetos que abordem as releituras dos textos e imagens da Antiguidade a partir do aparato teórico contemporâneo voltado para os estudos das práticas discursivas.

Criada em 2009, a Codex tem como missão oferecer aos interessados amplo mapeamento das pesquisas desenvolvidas na área de Estudos Clássicos, a partir da produção bibliográfica que delas se origina, de modo que os leitores podem acompanhar as pesquisas empreendidas por estudiosos que se dedicam a uma área de conhecimento que prospera largamente no Brasil.

Além da publicação de artigos inéditos, a Codex conta com uma seção de resenhas e outra de traduções de textos clássicos.

Os idiomas aceitos para publicação são: português, inglês, espanhol, italiano ou francês.