A construção pronominal e a recordatio elegíaca: alusões textuais na produção poética de Ovídio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v5i1.10336

Palavras-chave:

marcador alusivo, recordatio, gênero elegíaco, Ovídio

Resumo

Em muitos poemas elegíacos de Ovídio, o eu-lírico parece tomar consciência de sua existência literária, a partir de intertextos presentes na tradição romana. Em outros casos, a persona elegíaca aparenta (re)viver experiências próximas de sua realidade mítico-literária. Assim sendo, este estudo, por um lado, pretende descrever o modo como a construção pronominal [ille + substantivo] auxilia no desenvolvimento do eixo temático elegíaco da recordatio; por outro, à luz de postulados concernentes à arte alusiva e à intertextualidade, intenta demonstrar como tais retomadas textuais (externas) contribuem para a (res)significação (interna) dos poemas ovidianos. 

Biografia do Autor

Douglas Gonçalves de Souza, Universidade Estadual de Alagoas

Doutorando em Letras, na área de concentração em Estudos Linguísticos, pelo PLE-UEM; Mestre em Letras Clássicas com ênfase em Língua e Literatura Latina, pelo PPGLC_UFRJ; Metre em Estudos da Linguagem, pelo PPGEL-UFF; Graduado em Letras (Português-Latim) pela UFF; Professor Auxiliar de Língua e Literatura Latina da Universidade Estadual de Alagoas; Líder do Grupo de Pesquisa "Camenae: composições poéticas da Roma Antiga", cadastrado no CNPq.
Abstract

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

de Souza, D. G. (2017). A construção pronominal e a recordatio elegíaca: alusões textuais na produção poética de Ovídio. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 5(1), 1–30. https://doi.org/10.25187/codex.v5i1.10336

Edição

Seção

Artigos