A recepção das tragédias de Eurípides no Teatro de Antunes Filho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v6i2.21700

Palavras-chave:

estudos da recepção, Eurípides, Fragmentos Troianos, Medeia, Antunes Filho

Resumo

Este artigo perscruta a encenação das tragédias de Eurípides no Teatro de Antunes Filho, a saber: Fragmentos Troianos (1999), Medeia (2001) e Medeia 2 (2002). Essa análise se pautará: a) na minha observação dos vídeos, fotos e programas das peças, gentilmente cedidos pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT), b) nas entrevistas concedidas por Emerson Danesi, ex-ator e diretor de algumas peças do CPT, c) na minha apreensão direta de informações fragmentárias a partir de encontros que tive com Antunes Filho, d) nos relatos de Sebastião Milaré in memoriam, e) na crítica teatral veiculada em jornais e revistas de circulação nacional na época das encenações. Os espetáculos serão analisados a partir dos seguintes pontos: a) gênese, b) contexto da produção e c) soluções cênicas adotadas.

 

Biografia do Autor

Samea Ghandour, Universidade de São Paulo - USP

Samea Ghandour é bacharela em Letras Clássicas/ Grego e Português pela Universidade de São Paulo. Atualmente faz Mestrado no Programa de Letras Clássicas/Grego, também pela USP, com ênfase em teatro do período helenístico, sob a orientação do Professor Dr. Fernando Rodrigues Jr e com o apoio de bolsa CAPES. É membro do grupo de pesquisa "Estudos sobre o Teatro Antigo", pelo CNPq, e do grupo de pesquisa "Hellenistica".

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Ghandour, S. (2018). A recepção das tragédias de Eurípides no Teatro de Antunes Filho. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 6(2), 181–195. https://doi.org/10.25187/codex.v6i2.21700

Edição

Seção

Dossiê: Drama Antigo & Recepção