A interpretação dos sonhos no Corpus hippocraticum: o Da dieta IV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v4i2.4286

Palavras-chave:

Corpus hippocraticum, Dietética, Sonhos, Apomímesis

Resumo

Apresenta-se aqui o livro IV do tratado Da dieta, na forma de uma tradução inédita ao português daquele que pode ser considerado o primeiro catálogo de sonhos de que se tem registro. Acompanham a tradução algumas considerações a respeito dos capítulos que compõem o livro, ressaltando-se ali conceitos-chave para a sua leitura. A interpretação dos sonhos nesse tratado se apresenta como um método para o conhecimento do corpo. Trata-se de um mapeamento das perturbações do corpo codificadas e decodificadas em imagens a partir de uma relação micro-macrocósmica que o autor define como apomímesis toû hólou. A imagética do sonho contida no tratado conforma um campo semântico específico, próprio da iatrikè tékhne, diferenciando-se das outras tékhnai que do sonho se valem.

Biografia do Autor

Julieta Alsina, Professora substituta de Língua e Literatura Grega da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Letras (Português-Grego) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Letras Clássicas também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do PROAERA (Programa de Estudos em Representações da Antiguidade). Trabalha com Corpus hippocraticum e História da Medicina antiga.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Alsina, J. (2016). A interpretação dos sonhos no Corpus hippocraticum: o Da dieta IV. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 4(2), 21–52. https://doi.org/10.25187/codex.v4i2.4286

Edição

Seção

Artigos