Análise de uma Cidade Policêntrica: o Caso de Resende-RJ, no Médio Vale do Paraíba

Autores

  • Monique Deise Guimarães Bastos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2017.16316

Palavras-chave:

Reestruturação Produtiva, Reestruturação Urbana, Cidades Médias

Resumo

A reestruturação produtiva, vinculada ao período pós-fordista dos anos 1970, redefiniu a organização espaço-temporal do trabalho e fez repercutir em algumas cidades os rebatimentos espaciais de sua dinâmica. Esse é o caso de Resende, localizada no Médio Vale do Paraíba/RJ, que teve boa parte de sua organização interna alterada em consequência da entrada e fixação na cidade de diversas indústrias, algumas delas multinacionais, que redefiniram sua dinâmica econômica. Assim, sob a perspectiva do processo espacial de descentralização e emergência do primeiro subcentro de comércio e serviços da cidade, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um dos efeitos urbanos desse novo papel econômico-produtivo de Resende. Além disso, o artigo se propõe a oferecer possibilidades de diagnóstico e ferramentas metodológicas que ajudem na análise da produção de uma cidade policêntrica.

Biografia do Autor

Monique Deise Guimarães Bastos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Graduada em Licenciatura em Geografia pela UFRJ. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa sobre Reestruturação Urbana e Centralidade (GRUCE)

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Bastos, M. D. G. (2017). Análise de uma Cidade Policêntrica: o Caso de Resende-RJ, no Médio Vale do Paraíba. Espaço Aberto, 7(2), 99–115. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2017.16316