Entre o Urbano e o Ribeirinho: Territorialidades Navegantes e Sistemas Territoriais em Parintins (AM) / Between Urban Dweller and Riverine Peasant: Navigating Territorialities and Territorial Systems in Parintins (AM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.18865

Palavras-chave:

Cidade, Parintins, Sistema Territorial, Circulação, Dinâmica Ribeirinha

Resumo

Numa cidade com forte dinâmica ribeirinha constata-se a existência de centralidades sazonais e fragmentos no espaço intraurbano conectados a pontos do território do entorno. Beiras de rio em bairros populares ou portos privatizados por empresas comerciais da cidade denotam diferentes temporalidades, lógicas de uso e circulação de pessoas, onde apresentamos proposta para o entendimento do Sistema Territorial Urbano-Ribeirinho como mediador na produção de territorialidades. Funciona como complemento dual da economia urbana, abastecendo a economia popular e atividades do capital mercantil, possibilitando extração sazonal de recursos através de práticas espaciais de pescadores e carpinteiros navais.

Biografia do Autor

Estevan Bartoli, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Professor da Universidade do Estado do Amazonas - campus de Parintins, possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (2001), especialização em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e é doutor em geografia pela UNESP de Presidente Prudente (2017) com estágio ("sanduíche") na Universidade Ca´ Foscari de Veneza. Realiza pesquisas nas áreas de geografia urbana e análise territorial, com ênfase em sistemas territoriais para o desenvolvimento territorial em cidades na Amazônia.

Downloads

Publicado

2018-12-22

Como Citar

Bartoli, E. (2018). Entre o Urbano e o Ribeirinho: Territorialidades Navegantes e Sistemas Territoriais em Parintins (AM) / Between Urban Dweller and Riverine Peasant: Navigating Territorialities and Territorial Systems in Parintins (AM). Espaço Aberto, 8(2), 169–185. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.18865