Migrações e Direitos Humanos no Mercosul: Breve Análise / Migrations and Human Rights in the Mercosur: A Brief Analysis

Autores

  • Michelle Camille Barreto Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Mauro Cardoso Simões Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Milena Pavan Serafim Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.19068

Palavras-chave:

Garantias Fundamentais, Movimento de Pessoas, Políticas Regionais

Resumo

As migrações são movimentos de pessoas que possuem diversas causas. Busca-se, nesse entendimento, determinar a proteção dos direitos humanos como fator fundamental na proposição de ações dentro do Mercosul. A revisão da literatura combinada com a análise documental dos acordos do bloco servirá como método para entender essas relações entre migrações e garantia de direitos. Entende-se como clara a vontade de ampliar fronteiras econômicas no bloco, mas não tão expressivas as garantias dos direitos fundamentais via Estados-Nação. Desta forma, acredita-se essencial a preocupação com o tema para maior proposição de políticas que resolvam conflitos de interesses e que garantam direitos. 

Biografia do Autor

Michelle Camille Barreto, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, graduada em Gestão de Políticas Públicas e Administração pela UNICAMP.

Mauro Cardoso Simões, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP, atuando no Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS), Núcleo Geral Comum (NGC) e no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA). 

Milena Pavan Serafim, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professora Doutora do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP e dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências humanas e Sociais e em Política Científica e Tecnológica, ambos da Unicamp. Atualmente é Coordenadora Geral de Graduação da Faculdade de Ciências Aplicadas. 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-22

Como Citar

Barreto, M. C., Simões, M. C., & Serafim, M. P. (2018). Migrações e Direitos Humanos no Mercosul: Breve Análise / Migrations and Human Rights in the Mercosur: A Brief Analysis. Espaço Aberto, 8(2), 111–129. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.19068