A Produção da Habitação Social de Mercado nas Cidades Médias de Londrina/PR e Maringá/PR

Autores

  • Wagner Vinicius Amorim FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2015.2526

Palavras-chave:

Política Habitacional, Produção Imobiliária, Habitação de Interesse Social, Cidades Médias, Londrina/PR e Maringá/PR.

Resumo

O artigo aborda a produção habitacional nas cidades médias de Londrina e Maringá no contexto das fases 1 e 2 do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Desenvolve uma síntese histórica da produção habitacional nessas cidades, culminando na discussão e problematização dos impactos territoriais desse programa, destacando seus principais desafios, limitações e enfrentamentos para o caso particular das cidades médias e da Habitação de Interesse Social.

Biografia do Autor

Wagner Vinicius Amorim, FCT/UNESP

Possui graduação em Geografia - Licenciatura Plena (2007) e Bacharelado (2008) - e Especialização em Ensino de Geografia (2008) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestrado (2011) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Julio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente/SP; Doutorado em Geografia (2015) na mesma universidade, com pesquisa concernente à produção do espaço urbano, produção imobiliária, reestruturação urbana e reestruturação da cidade, a partir dos exemplos das cidades médias de Londrina e Maringá/PR, sob orientação da professora Dra. Maria Encarnação Beltrão Sposito e coorientação do professor Dr. Everaldo Santos Melazzo, junto ao Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR) e à Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe). Foi bolsista de doutorado FAPESP, CAPES durante o estágio sanduíche e contou com apoio do Lincoln Institute of Land Policy na modalidade "Apoyo a Tesis de Maestría y Doctorado 2014". Participa como aluno/estudante da ReCiMe e dos projetos "Cidades médias brasileiras: agentes econômicos, reestruturação urbana e regional", "Lógicas econômicas e práticas espaciais: cidades médias e consumo", "Cidades médias e espaços comerciais no Brasil e na Espanha: semelhanças e diferenças" por meio do qual desenvolveu doutorado sanduíche na Universitat de Lleida (UDL), sob coordenação da professora Dra. Carmen Bellet Sanfeliu, entre os meses de dezembro de 2013 e julho de 2014.

Downloads

Publicado

2015-06-11

Como Citar

Amorim, W. V. (2015). A Produção da Habitação Social de Mercado nas Cidades Médias de Londrina/PR e Maringá/PR. Espaço Aberto, 5(1), 95–119. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2015.2526