A Expansão do Metrô na Cidade do Rio de Janeiro: Representações e Conflitos

Autores

  • Ângelo Ferreira de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Amanda Pereira de Lima Pimentel Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Caroline Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2015.2776

Palavras-chave:

Expansão Metroviária, Representações Sociais, Conflitos Urbanos.

Resumo

Este trabalho pretende discorrer sobre o atual processo de expansão da rede metroviária na cidade do Rio de Janeiro, que consiste na criação da Linha 4, responsável por ligar a Zona Sul à Barra da Tijuca. Duas categorias analíticas norteiam nossa abordagem desse processo: as representações e os conflitos manifestados pelos moradores dos bairros atingidos pela expansão e pelos usuários do sistema. Dá-se destaque às representações sociais dos espaços públicos desenvolvidas pelos sujeitos na relação entre o “Eu e o Outro” e entre o “Público e o Privado” e suas especificidades no caso brasileiro; assim como os conflitos urbanos são abordados a partir da tendência de reivindicação de reconhecimento de ordem social e cultural. Os resultados apontam, entre outros aspectos, para significativa separação entre os grupos amostrais estudados e para a maior capacidade de organização e notoriedade dos conflitos relativos aos moradores dos bairros atingidos pela expansão.

Biografia do Autor

Ângelo Ferreira de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Geografia/UFRJ. Experiência em pesquisa versando sobre os temas educação ambiental (UFRJ), espaço urbano (Fiocruz) políticas educacionais (Fiocruz) e espaços públicos (UFRJ); extensão universitária versando sobre educação ambiental (UFRJ), monitoria de disciplina acadêmica em Teoria da Geografia (UFRJ) e estágio extra-curricular na área de educação especial (Prefeitura do Rio de Janeiro).

Amanda Pereira de Lima Pimentel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia (UFRJ).

Caroline Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia (UFRJ).

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

de Almeida, Ângelo F., Pimentel, A. P. de L., & Silva, C. (2015). A Expansão do Metrô na Cidade do Rio de Janeiro: Representações e Conflitos. Espaço Aberto, 5(2), 111–126. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2015.2776