Caminhadas, Nomes e Juventudes: Indiciando Hegemonias e Resistências em Pequenas Cidades no Nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2020.33571

Palavras-chave:

Juventudes, Urbano, Estudantes, Pequenas Cidades.

Resumo

O artigo indicia hegemonias e resistências em pequenas cidades no Nordeste brasileiro, analisando o caminhar na franja urbana que separa/vincula as cidades Redenção e Acarape, na Região do Maciço de Baturité, no estado do Ceará, os nomes das cidades e a emergência de novas juventudes e conflitos no cotidiano urbano. Buscamos assim revelar indícios do urbano hegemônico, assim como resistências e práticas alternativas na produção social do espaço urbano. A implantação da UNILAB em Redenção e em Acarape, em 2011, incorporou ao cotidiano urbano, em larga escala, uma população residente jovem, negra, indígena, africana, quilombola e feminina que, a priori, não se encontra inserida na cidade hegemônica e, mais do que isso, tensiona as espacialidades e as práticas hegemônicas da/na cidade. O percurso metodológico trilhado originou-se de pesquisas que mobilizaram dados secundários e geraram dados primários, através de análise documental, entrevistas, questionários e observação de campo de caráter etnográfico.

Biografia do Autor

Eduardo Gomes Machado, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor Associado – Instituto de Humanidades. Colaborador – Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UECE. Coordenador Grupo Diálogos Urbanos.

Regina Balbino da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Geografia. Pesquisadora do Depto. de Geografia. Colaboradora do Núcleo de Fortaleza do Observatório das Metrópole e do Grupo Diálogos Urbanos de Extensão e Pesquisa Interdisciplinares da UNILAB.

Maria Valdelia Carlos Chagas de Freitas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Licenciada em História e Discente em Licenciatura em Sociologia. Colaboradora Grupo Diálogos Urbanos de Extensão e Pesquisa Interdisciplinares.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-22

Como Citar

Machado, E. G., da Silva, R. B., & Freitas, M. V. C. C. de. (2020). Caminhadas, Nomes e Juventudes: Indiciando Hegemonias e Resistências em Pequenas Cidades no Nordeste do Brasil. Espaço Aberto, 10(2), 147–165. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2020.33571