Potencialidades no Município de Oiapoque, Amapá, para o Desenvolvimento do Geoturismo

Autores

  • José Mauro Palhares Universidade Federal do Amapá Campus Binacional de Oiapoque
  • Antônio José Teixeira Guerra Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2016.5219

Palavras-chave:

Oiapoque, Geoturismo, Geodiversidade.

Resumo

O geoturismo é um novo segmento do turismo que tem como principal objetivo o entendimento do ambiente natural, através de meios interpretativos que façam com que o turista, ou o público em geral, conheçam a história dos aspectos geológicos, geomorfológicos e culturais da região, e que também esses meios sensibilizem as pessoas da importância desses ambientes naturais. A finalidade do trabalho é mostrar alguns pontos geoturísticos do município de Oiapoque (AP) que podem desenvolver o geoturismo e analisar como os mesmos podem contribuir para o desenvolvimento econômico local através desses ambientes. É essencial introduzir o geoturismo no município, porque o mesmo estará inserindo as pessoas em uma das principais discussões da atualidade, que é a relação homem-ambiente. Para a realização da pesquisa, foi necessário em primeiro momento fazer levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos nacionais e internacionais sobre o tema em questão. Em segundo momento, houve saídas a campo para conhecer cada ponto em que pode ser trabalhado o geoturismo, como também registros de campo das feições de cada lugar, além de localização por meio de mapa e o Sistema de Posicionamento Global (GPS). Ao final da pesquisa, concluiu-se que o município de Oiapoque possui vários atrativos, com significativo potencial para o  desenvolvimento do geoturismo, e que o mesmo poderá se desenvolver mediante políticas públicas e atividades voltadas para a qualificação de profissionais do setor.

Biografia do Autor

José Mauro Palhares, Universidade Federal do Amapá Campus Binacional de Oiapoque

Licenciado em Geografia e História pela Universidade do Oeste Paulista (1994), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2005) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2011). É Professor na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, Climatologia e Hidrografia.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Palhares, J. M., & Guerra, A. J. T. (2016). Potencialidades no Município de Oiapoque, Amapá, para o Desenvolvimento do Geoturismo. Espaço Aberto, 6(2), 51–72. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2016.5219