Espaço, Identidade e Memória: O Lugar em Era Uma Vez Eu, Verônica

Autores

  • Maria Helena Braga e Vaz da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2017.5248

Palavras-chave:

Espaço, Identidade, Memória, Lugar.

Resumo

Este trabalho explora os conceitos de identidade e memória, com o objetivo de entender como o espaço urbano da cidade de Recife-PE, representado no filme pernambucano Era Uma Vez Eu, Verônica (Marcelo Gomes, 2012), se constrói como lócus da identidade e da memória dos indivíduos que vivenciam o lugar contextualizado na realidade da vida urbana contemporânea. Apresenta-se aqui uma análise do discurso fílmico baseada nas reflexões e discussões desenvolvidas por teóricos como Stuart Hall (2005) acerca das identidades pós-modernas; Joël Candau (2011) sobre a dialética entre identidade e memória e o narrar como fonte de preservação do tempo, em acordo com uma visão antropológica; Yi-Fu Tuan (1983) e Edward Relph (2012) e suas noções de lugar, e das experiências que transformam o espaço em lugar interferindo na identidade do sujeito contemporâneo.

 

Biografia do Autor

Maria Helena Braga e Vaz da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-doutorado em Cinema pelo International Institute - University of California at Los Angeles (UCLA) - USA; Doutorado e Mestrado em Estudos de Mídia pela University of Sussex - Inglaterra; Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq; Professora Associada IV (DE) do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Mídia (PPGEM) e em Geografia (PPGE) da UFRN. Atua como pesquisadora na área de Cinema no contexto dos seguintes temas : estudos sobre a imagem fílmica e o espaço; olhares imagéticos sobre a cidade, a arquitetura e o espaço urbano; cultura visual; culturas moderna e pós-moderna.

Downloads

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Costa, M. H. B. e V. da. (2017). Espaço, Identidade e Memória: O Lugar em Era Uma Vez Eu, Verônica. Espaço Aberto, 7(1), 23–32. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2017.5248