Estimativas Espaciais: Qualidade e Correlação dos Interpoladores Espaciais Inverso do Quadrado da Distância e Krigagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2022.52588

Palavras-chave:

Interpoladores Geoestatísticos, Distinta Amostragem, Estudo Comparativo

Resumo

A interpolação espacial auxilia na análise de fenômenos espaciais, porém são escassos estudos comparativos avaliando os parâmetros de precisão, suavização, configuração e universalização dos métodos. Assim, buscou-se avaliar a qualidade e a correlação das estimativas espaciais por meio do modelo determinístico inverso do quadrado da distância (IQD) e do modelo geoestatístico da krigagem em diferentes grupos quantitativos de amostras. Além disso, a avaliação da qualidade da interpolação foi realizada em distintos softwares e em diferentes bases de dados. Os procedimentos operacionais para este estudo comparativo foram executados em ambiente de SIGs. Os resultados apontam um aumento do erro médio para um cenário com poucas amostras nos softwares analisados, porém o erro é mais pronunciado no ArcGis (86%) e menor no Spring (61%). Com relação à comparação entre os métodos e softwares, constatou-se uma significativa redução da correlação com a diminuição do universo amostral em todos os cenários analisados.

Biografia do Autor

Felipe Pacheco Silva, Universidade Federal do Rio Janeiro

Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFJF; Mestre em Geografia pela UFRJ; Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia e pesquisador do Núcleo de Estudos do Quaternário e Tecnógeno (NEQUAT).

Downloads

Publicado

2022-06-25

Como Citar

Silva, F. P. (2022). Estimativas Espaciais: Qualidade e Correlação dos Interpoladores Espaciais Inverso do Quadrado da Distância e Krigagem. Espaço Aberto, 12(1), 101–120. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2022.52588