Ontologia Eleática: origem e recepção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v14i27.40599

Palavras-chave:

Escola Eleática, Ontologia, Metafísica, História da Filosofia, Filosofia Antiga

Resumo

O primeiro volume do projeto Ontologia Eleática: Origem e Recepção lança seu olhar para a filosofia antiga, onde as principais características de uma prospectiva ontologia eleática foram forjadas. No pensamento grego antigo, encontramos a origem desta perspectiva teórica, na obra de Parmênides e dos outros eleatas, que a seu modo testemunharam uma primeira recepção do Parmenidianismo. Mais tarde, a filosofia antiga veio a mostrar repetidamente exemplos de recepção deste ponto de vista, e foi esta posteridade que, por sua vez, originou a noção de ontologia eleática nos séculos seguintes.

Biografia do Autor

Nicola Stefano Galgano, Universidade de São Paulo

Pós-doutorado Usp, FFLCH, dep. de Filosofia, Filosofia Antiga

Fernando José De Santoro Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1998. Realizou um pós-doutorado em Filosofia na Universidade de Paris IV Sorbonne em 2000 e um estágio sênior na École Normale Supérieure e na Universidade de Paris IV em 2010-11. Foi professor visitante na École Normale Supérieure de Paris nos anos acadêmicos de 2010/11 e 2013. Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos no biênio 2010/11. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 2012 a 2015. Diretor de Programa no Collège International de Philosophie (Paris) de 2013 a 2019.Professor Visitande na Oxford Brookes University de 2019 a 2020. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Diretor do Laboratório OUSIA de Estudos em Filosofia Clássica e Editor Chefe do periódico Anais de Filosofia Clássica on-line. Publicou 39 artigos em periódicos especializados. Possui 43 capítulos de livros e 6 livros publicados e organizou 5 livros. Orientou 19 dissertações de mestrado e 15 teses de doutorado, supervisionou 3 pós-doutorados, além de ter orientado 24 trabalhos de iniciação científica e 29 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Filosofia e Letras. Atualmente coordena 3 projetos de pesquisa, lidera o Grupo de Pesquisa do Laboratório OUSIA de Estudos em Filosofia Clássica e integra o GdRI do CNRS "Philosopher en Langues. Comparatisme et traduction", o Labex do CNRS "Transfers" e o projeto Capes/Print "Dicionário dos Intraduzíveis". Atua na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga e Estética. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 200 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e artístico-cultural são: Aristóteles, filosofia antiga, filosofia, linguagem, Platão, poética, ontologia, pré-socráticos e Parmênides.

Referências

CORAZZON, R. « Birth of a New Science: The History of Ontology from Suárez to Kant », Ontology, URL = < https://www.ontology.co/history.htm>.

COURTINE, J.-F. (1990), Suarez et le système de la métaphysique. Paris, PUF.

HEGEL, G. (1833) Vorlesungen über die Geschichte der Philosophie, I. In Werke, 18, p. 291, auf der Grundlage der Werke von 1832-1845 neu edierte Ausgabe, Redaktion E. Moldenhauer und K.M. Michel, Suhrkamp, Frankfurt am Main 1986 e ss. Eng. Trans. (1892) Lectures on the history of philosophy. Kegan, Trench, Trübner, London.

van INWAGEN, P. and MEGHAN S. (2020) "Metaphysics", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring 2020 edition), Edward N. Zalta (ed.) URL = <https://plato.stanford.edu/archives/spr2020/entries/metaphysics/>.

RAGNI, A. and CARRAUD, V. (2020) Le neologisme orgueilleux. Les Études philosophiques 203, p. 3-15. URL = <https://www.cairn.info/revue-les-etudes-philosophiques-2020-3-page-3.htm >.

WICKSTEED, P.H. and CORNFORD, F. M. (1957) Aristotle – The Physics, Books I-IV, Loeb.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Edição

Seção

Apresentação