O Presente da Enunciação e a (Re)performance dos Diálogos Platônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v15i29.46125

Palavras-chave:

Diálogos, Mímesis, Enunciação

Resumo

A análise das formas verbais empregadas em uma obra literária permite identificar na temporalidade estratégias de composição que definem a atitude comunicativa adotada e determinam o modo como o texto será recebido pelo leitor. Nos Diálogos platônicos, os empregos verbais colocam em evidência o tempo em que se fala, garantindo os efeitos dramáticos da enunciação em um suporte material voltado não para o espetáculo, mas para a leitura. A partir de uma aproximação aos usos verbais nas aberturas dos Diálogos, este artigo pretende explorar a produção de um fenômeno discursivo de ordem temporal com a propriedade de conduzir o leitor à realização filosófica de uma (re)performance.

Biografia do Autor

Nelson de Aguiar Menezes Neto, CAp UFRJ

Nelson de Aguiar é doutor em Filosofia pela UFRJ e atua como professor no Colégio de Aplicação desta mesma instituição. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Antiga, atuando principalmente no desenvolvimento de pesquisa sobre a composição dos diálogos platônicos e sua constituição como forma mimética do discurso filosófico.

Referências

ANDRIEU, J. Le Dialogue Antique. Structure et présentation. Paris: LesBellesLettres, 1954.

ARISTÓTELES. Poética. Trad. de Paulo Pinheiro. São Paulo: Ed. 34, 2015.

BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral II. Campinas: Pontes, 1989.

BRANDÃO, J.L. Antiga Musa. Arqueologia da Ficção. 2ª ed. Belo Horizonte: Relicário, 2015.

BRUNSCHWIG, J. ‘Διηγησις et µIµησις dans l’œuvre de Platon’. Revue des Études Grecques 37, p. xvii-xix, 1974.

CAPRA, A. Dialoghi narrati e dialoghi drammatici in Platone. In BONAZZI, M.; TRABATTONI, F. Platone e la Tradizione Platonica. Studi di filosofia antica. Milano: Monduzzi, 2003.

CAPUCCINO, C. Arche Logos. Sui Proemi Platonici e il loro significato filosófico. Firenze: Leo S. Oschki Editore, 2014.

CICERO. De Officiis. Trad. inglesa de Walter Miller. New York: Macmillan, 1913.

CÍCERON. De l’invention. Texte établi et traduit par G. Achard. Paris : Les Belles Lettres, 1994.

CHANTRAINE, P. Histoire du Parfait Grec. Paris: Librairie Ancienne Honoré Campion, 1926.

CHARALABOPOULOS, N. G. Platonic Drama and its Ancient Reception.Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

CLAY. Plato’s first words. In DUNN, F. M.; COLE, T. (org) Beginnings in ClassicalLiterature. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. p. 112-119.

COTTON, A.K. Platonic Dialogue and the Education of the Reader. Oxford: Oxford University Press, 2014.

DI MARCO, M. La Tragedia Greca. Forma, gioco scenico, tecniche drammatiche. 2a ed. Roma: Carocci, 2009.

DUPONT-ROC, R. Mimèsis et énonciation. Écriture et théorie poétiques. Lectures d'Homère, Eschyle, Platon, Aristote. Paris: Presses de l’École Normale Supérieure, 1976.

DIXSAUT, M. Métamorphoses de la dialectique dans les dialogues de Platon. Paris: Vrin, 2001.

FAVREAU-LINDER, A-M. Diatribè, quelques jalons dans l'histoire d'un mot controversé. In FAVREAU-LINDER, Anne-Marie ; DE GIORGIO, Jean-Pierre. La diatribe antique. Enquête sur les formes dialogiques du discours philosophique, Limoges : Lambert-Lucas, 2019.

FINKELBERG, M. The Gatekeeper, narrative voice in Plato's dialogues. Leiden; Boston: Brill, 2019.

_____. Frame and Frame-breaking in Plato’s Dialogues. KAKLAMANOU, E.; PAVLOU, M; TSAKMAKIS, A. Framing the Dialogues. How to read openings and closures in Plato. Leiden/Boston: Brill, 2021.

FIORIN, J. L. As Astúcias da Enunciação. São Paulo: Ática, 1996.

FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. Aula inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. Edições Loyola. Ano 1996.

GENTILI, B. Poetry and its Public in Ancient Greece. From Homer to the Fifth Century. Baltimore and London: The Johns Hopkins University Press, 1988 [Poesia e pubblico nella Grecia antica, 1985].

GONZÁLEZ, P. P. F. Les diatribes de Télès. Paris: Vrin, 1998 (cap. VI : Le genre littéraire: la question de la diatribe, p. 46ss.

HALBAUER, O. De diatribis Epicteti. Leipzig: Typis Roberti Noske Bornensis, 1911.

HOPPER, P. J. ‘Aspect and foregrounding in discourse’. In: GIVÓN, T. (Ed.).Syntax and Semantics. Nova York: Academic Press, 1979.

______; THOMPSON, S. ‘Transitivity in Grammar and Discourse’. Language 56 (2), p. 251-299, 1980.

HUBBARD, T. The Mask of Comedy, Aristophanes and the Intertextual Parabasis. Ithaca-Londres: Cornell University Press, 1991.

HUNTER, R. ; UHLIG, A. Imagining Reperformance in Ancient Culture. Studies in the traditions of Drama and Lyric. Cambridge : Cambridge University Press, 2017.

JACQUINOD, B. (et alii) Études sur l'aspect verbal chez Platon, Textes édités par Bernard Jacquinod avec la collaboration de Jean Lallot, Odile Mortier-Waldschmidt et Gerry Wakker. Saint Étienne: Publications de l’Université de Saint-Étienne, 2000.

LACOUE-LABARTHE, Ph. A imitação dos modernos. Ensaios sobre arte e filosofia. Trad. João Camillo Penna et al. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

LAÊRTIOS, D. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. 2ª ed. Trad. Mário da Gama. Brasília: UNB, 2014.

LALLOT, J.; RIJKSBARON, A.; JACQUINOD, B.; BUIJS, M. The HistoricalPresent in Thucydides. Semanticsandnarrativefunction. Leiden-Boston: Brill, 2011.

MENEZES NETO, N. A. A Poética da Mímesis e a Composição dos Diálogos Platônicos. Curitiba: Kotter, 2021.

MORGAN, K. ‘Plato’. In: JONG, I.J.F.; NÜNLIST, R.; BOWIE, A. Narrators, Narratees and Narratives in Ancient Greek Literature. Leiden: Brill, 2004.

NAGY, G. 1990. Pindar’s Homer: The Lyric Possession of an Epic Past. Baltimore. Disponível em http://nrs.harvard.edu/urn-3:hul.ebook:CHS_Nagy.Pindars_Homer.1990.

_____. Poetry as Performance: Homer and Beyond. Cambridge, 1996. Disponível http://nrs.harvard.edu/urn 3:hul.ebook:CHS_Nagy.Poetry_as_Performance.1996.

_____. Text and reperformance: do you really need a text for your reperformance? Classical Inquiries, 2021. Disponível em https://classical-inquiries.chs.harvard.edu/text-and-reperformance-do-you-really-need-a-text-for-your-reperformance/

OLYMPIODORUS. Commentary on the First Alcibiades of Plato. Texto crítico e sumário por L.G. Westerink. Amsterdã: North Holland Publishing Company, 1956.

PARRY, M. P.; LORD, A. The Singer of Tales. Cambridge: Harvard University Press, 1960.

PLATÃO. Filebo. Trad. e notas de Fernando Muniz. São Paulo: Loyola, 2012.

_____. Platonis Opera. John Burnet (Ed.). Oxford: Oxford University Press, 1903. Disponívelem: <http://www.perseus.tufts.edu>. Acessado em 10 de fevereiro de 2013.

RACE, W. How Greek poems begin. In DUNN, F. M.; COLE, T. (org) Beginnings in Classical Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. p. 13-18.

ROSENFELD, A. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.

SZONDI, P. Teoria do drama moderno-1880-1950. 2ª ed. Trad. de Raquel Imanishi Rodrigues. São Paulo: Cosacnaify, 2011.

TODOROV, T. ‘As categorias da narrativa literária’. In: BARTHES, R. et al. Análise estrutural da narrativa. Tradução de Maria Zélia Barbosa Pinto. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 218-264.

UBERSFELD, A. Para ler o teatro. Trad. José Simões. São Paulo: Perspectiva, 2013.

VON REDEN, S.; GOLDHILL, S. Plato and the performance of dialogue. In GOLDHILL, S.; OSBORNE, R. Performance Culture and Athenian Democracy. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

Downloads

Publicado

2022-05-06