Maria Michela Sassi: A lógica do eoikós e suas transformações: Xenófanes, Parmênides, Platão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v10i19.5367

Palavras-chave:

Pré-Socráticos, Platão, Lógica, Retórica

Resumo

Tradução por Luiz Otávio de Figueiredo Mantovanelli e Revisão de Cristiane A. de Azevedo do artigo de MARIA MICHELA SASSI:

La Logique de l'Eoikos et ses transformations: Xénophane, Parménide, Platon

publicado originalmente em Philosophie Antique, n.13 (2013), 13-35

Resumo: O adjetivo eoikós aparece em três passagens cruciais do pensamento grego (Xenófanes, fr. B35; Parmênides, fr. B8.60; Platão. Timeu, 29b3-c3), caracterizando uma certa “semelhança” com a verdade que se pretende constitutiva do discurso do sábio. De fato, ao longo da presente investigação, poderemos constatar que os três empregos do termo não podem ser dispostos numa linha contínua, devido à dificuldade de discernir a qual noção de verdade, sob qual ponto de vista, e com qual grau de evidência, o discurso se pretende “semelhante” de acordo com o contexto. No caso de Parmênides, tal aspecto passa em segundo plano, já que há lá a predominância de uma outra conotação que acompanha o termo eoikós a partir do emprego homérico, a saber, o da “conveniência” a um contexto comunicativo. O artigo procura no seu conjunto por em evidência os deslocamentos sofridos pela lógica da similitude (e os procedimentos analógicos que lá se inserem) percorrendo quadros ontológicos e epistemológicos tão diferentes quanto os de Xenófanes, Parmênides e Platão.

Biografia do Autor

Luiz Otávio de Figueiredo Mantovaneli, OUSIA/UFRJ

Doutor em Filosofia UFRJ Pesquisador OUSIA

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2016-01-26

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