v. 9 n. 18 (2015): A filosofia prática de Aristóteles

					Visualizar v. 9 n. 18 (2015): A filosofia prática de Aristóteles

O presente número dos AFC, dedicado à filosofia prática de Aristóteles, resultou de textos selecionados a partir de um colóquio nacional, a respeito desse mesmo tema, ocorrido nos dias 01, 02 e 03 de setembro de 2015 na UFRRJ, campus Seropédica, e no CEFET/RJ, Unidade Maracanã. O evento promovido pelo laboratório OUSIA de estudos clássicos foi uma iniciativa do PPGFIL/UFRRJ e do PPFEN/CEFET e contou com a participação de pesquisadores do Rio de Janeiro e de outros Estados do Brasil, tendo sido patrocinado pela CAPES, edital PAEP, e pela FAPERJ, mediante auxílio modalidade APQ3.

         O número conta com artigos que abordam questões clássicas da política e da ética aristotélicas. A relação entre razão e desejo, a prudência, a eudaimonia e a philautia foram trabalhadas, respectivamente, por Juliana Aggio (UFBA), Marcio Petrocelli Paixão (UFRJ), Felipe Gonçalves Pinto (CEFET/RJ) e Izabela Aquino Bocayuva (UERJ). Já o artigo de Alice Bitencourt Haddad (UFRRJ) aborda uma questão pouco discutida da Ética Nicomaqueia, mas muito significativa: a relação entre pais e filhos. Por fim, o artigo de Mário Máximo (UFRRJ) explora, de maneira ampla, a relevância e atualidade da chamada ética das virtudes aristotélica para as relações políticas internacionais.

         Além dos artigos que versam sobre a filosofia prática de Aristóteles, o número conta também com o artigo de Anida Hasic, sobre a articulação de ética e poética em Sêneca, e com a resenha de Francisco Moraes sobre o livro Ceticismo antigo e dialética, do professor Luiz Bicca (UERJ), publicado este ano pela 7 Letras em parceria com a PUC/RJ.

Editores responsáveis pelo número: Francisco José Dias de Moraes (UFRRJ) e Felipe Gonçalves Pinto (CEFET/RJ)

Apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Publicado: 2016-12-10