v. 2 n. 4 (2008): Platão, retórica e poética

Platão, retórica e poética

Este número é dedicado à memória do amigo, músico e filósofo Guilherme Veiga 1967-2008.

O número 4 do volume 2 reúne artigos com leituras originais (heterodoxas até) dos diálogos de Platão. O artigo de Giovanni Casertano resulta de um curso oferecido no PPGF-UFRJ em agosto de 2008 e abre a temática desta edição: PLATÃO, a RETÓRICA e a POÉTICA.

Inauguramos, neste número 4, a seção de debates: Dissoi Logoi, referência à anônima coletânea de discursos duplos, com a polêmica sobre a(s) identidade(s) de Antifonte. Para celebrar o surgimento da sessão, brindamos os leitores com a inédita tradução dos Dissoi Logoi feita pelo Laboratório de Tradução de Textos Clássicos do Núcleo de Filosofia Antiga da Universidade Federal de Santa Catarina.

O VOLUME dois, em dois NÚMEROS (três e quatro), apresenta, além de artigos livremente submetidos ao conselho editorial, algumas das conferências apresentadas no Seminário Nacional OUSIA de Estudos Clássicos : A Poética de Aristóteles, realizado no Rio de Janeiro em 2007 (N.3) e no II Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos: A Poética das Emoções, realizado no Rio de Janeiro em 2008. Os eventos foram realizados pelos laboratórios OUSIA (filosofia) e PROAERA (letras) da UFRJ.

Publicado: 2018-04-17