Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Ítaca publica artigos inéditos em qualquer campo de estudo filosófico.

Podem publicar na revista discentes de qualquer programa de pós-graduação stricto sensu e mestras, mestres, doutores, doutoras ou professores e professoras de qualquer Instituição de Educação Superior.

Só serão aceitos artigos relacionados a temas em Filosofia, sendo o mais importante a abordagem crítica.

 

Políticas de Seção

Artigos

Todas as propostas de artigo devem ser contribuições originais. Os textos, recebidos apenas pelo processo de submissão online, serão enviados a pareceristas caso estejam de acordo com as Diretrizes para Autores

O processo de avaliação está descrito em nossas Políticas Editoriais.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Teses e Dissertações

Publicação de resumos de teses e dissertações. (Conforme apresentadas ao programa de pós-graduação no qual o autor ou autora encontrava-se vinculado)

Editores
  • Paulo Victor da Costa
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha de livros

Propostas de resenhas podem ser enviadas diretamente pelo nosso processo de submissão online.

Editores
  • Paulo Victor da Costa
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Traduções

As propostas de tradução podem ser submetidas diretamente pelo portal e devem conter, como documento suplementar, a autorização do autor ou autora.

Editores
  • Clécio S. Júnior
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos passam por uma triagem para garantir que estão de acordo com as Diretrizes para Autores e que não sejam identificados pelos pareceristas.

Textos que apresentem dificuldades de compreensão nas ideias expostas ou que não estejam de acordo com as diretrizes para autores podem ser recusados. A comissão entrará em contato e informará a recusa do texto, junto com um convite de reenvio, caso as mudanças solicitadas sejam realizadas.

Durante o processo de avaliação, o autor pode receber recomendações de mudanças diretamente pelo portal ou através do e-mail cadastrado na submissão do texto.

Após aprovação, podem ser solicitadas algumas revisões (na ortografia, na apresentação das ideias, ou quanto às regras editorias) que serão novamente avaliadas em um segundo processo de avaliação. Em todo o caso, o texto só será publicado após as revisões serem atendidas.

Em qualquer momento do processo de avaliação, o texto pode ser analisado por programas anti-plágio.

Processo de Avaliação

 

Periodicidade

Anual, observando o seguinte período:

Outubro/Novembro


É importante frisar que edições especiais ou um número adicional podem ser publicados de acordo com a decisão da Comissão Editorial da Revista Ítaca.

 

Política de Acesso Livre

A Revista Ítaca oferece acesso livre, imediato e irrestrito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente a produção acadêmica promove maior democratização do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Veja o Manifesto LOCKSS da Ítaca.

 

Política de submissão gratuita

Revista Ítaca não cobra nenhuma taxa para a submissão de artigos.

Todos os textos são avaliados e editados por discentes e docentes voluntários.

 

Política Anti-plágio

Em qualquer momento do processo de avaliação, desde o recebimento do texto ao envio para a edição, medidas anti-plágio serão adotadas através de verificadores gratuitos online, como o site Plagiarism Checker e similares, ou de programas como Copy Spider e similares.

 

Avaliação externa

Revista Ítaca conta com a atuação voluntária de professores doutores que atuam como pareceristas anônimos, sejam da Universidade Federal do Rio de Janeiro ou de outras Instituições de Ensino Superior.

O convite aos professores é feito por aderência temática ao texto a ser avaliado.