Histórico do periódico

A primeira publicação dos alunos da Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro data de 1988. os Cadernos de Iniciação Científica apresentava os trabalhos do Primeiro Encontro de Pós-Graduandos em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O primeiro número de Ítaca, lançado em 1995, ainda como Cadernos de Pós-Graduação, foi o resultado dos esforços para a publicação dos trabalho apresentados no I Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ocorrido em Outurbo de 1992.

Após um longo intervalo, marcado por um amadurecimento quanto a critérios mais rigorosos, tanto em relação ao formato geral da publicação, uma nova iniciativa ocorre em 2001. Já com um Conselho Editorial formado, foi possível identificar a publicação como revista acadêmica.

Em 2002, com mais um número publicado da revista Ítaca, começa a tradição que se mantém até hoje. As publicações sempre incluiram textos de discentes da  Universidade Federal do Rio de Janeiro e de outros programas de Pós-Graduação, como excertos de Teses e Dissertações defendidas no programa. Sempre que possível, eram publicados, também, os textos das conferências feitas por professores nos eventos dos seminários.

Com o intuito de adequar-se às novas tecnologias e com o interesse de disponibilizar a publicação a um maior número de pessoas, criou-se, em 2003, um website com os últimos números da revista Ítaca, junto com as demais informações bibliográficas e acadêmicas.

No website www.itaca-seminario.com.br foram disponibilizados os números 2 (2001), 3 (2002), 4 (2003) e 5 (2004) da revista.

Nos anos seguintes, as publicações, identificadas sempre por seus números, continuam a manter sua relação com os trabalhos apresentados nas edições do evento acadêmico Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Após alguns anos, uma nova iniciativa de disponibilizar a publicação da revista Ítaca é feita através do website www.revistaitaca.org, que permitia acesso livre e gratuito aos números 6 (2006), 7 (2007), 9 (2008), 10 (2008), 11 (2009), 12 (2009), 13 (2009) e 14 (2009).

Os próximos números, começando com o 15º (2010), começam a ser disponibilizados no website atual, que já conta com a funcionalidade do sistema de publicação de periódicos SEER.

Em 2015, a Comissão Editorial decide voltar seus esforços na versão online da revista, tendo em vista os custos envolvidos com a impressão impressa e as recomendações da disponibilização de periódicos online. Desde esse momento, iniciou-se o processo de adaptação do processo editorial para o sistema SEER.

Ao final de 2016, já com conhecimento suficiente da plataforma digital, a revista inicia o resgate histórico de sua publicação, o que gerou uma série de ações de revisão dos textos já publicados. No momento, estamos em processo de disponibilização de edições antigas e cadastro de artigos na base Sumários de Revistas Brasileiras.

Em 2017, a comissão editorial passa a observar mais de perto os critérios Qualis para periódicos e promove uma série ações que visam maior qualidade da revista como periodico acadêmico. As páginas internas da revista foram completamente atualizadas, em especial as diretrizes para autores, as normas para publicação e o processo de avaliação. Além disso, a revista faz seu cadastro no indexador Latindex e registra suas diretrizes no Diadorim.