Migalhas Filosóficas: Um Espelho Dialético

Autores

  • Humberto Araújo Quaglio de Souza UFJF

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i30.10083

Palavras-chave:

KIERKEGAARD, PLATÃO, AGOSTINHO, DIALÉTICA.

Resumo

O livro Migalhas Filosóficas, publicado pelo pensador dinamarquês Søren Kierkegaard sob o pseudônimo Johannes Climacus, a despeito de sua pequena extensão permite ao leitor vislumbrar temas e problemas que permeiam toda a história do pensamento ocidental desde a antiguidade e desde os primórdios do cristianismo. Este artigo pretende mostrar como dois pensadores antigos, Platão e Agostinho, podem ser relacionados aos problemas discutidos na referida obra kierkegaardiana.

 

Referências bibliográficas

 

A BÍBLIA Sagrada: Tradução de João Ferreira de Almeida, edição revista e atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

 

AGOSTINHO, Aurélio. Sanctii Aurelii Augustini Hipponensis Episcopi Opera Omnia. In: MIGNE, J.-P. Patrologiae cursus completus. v. XXXII, Paris, 1845.

 

_____. Confissões. Tradução de J. Oliveira Santos e A. Ambrósio de Pina. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

 

_____. De Magistro. Edição bilíngue. Tradução e notas de Angelo Ricci. Porto Alegre: Publicações do Instituto de Filosofia da Universidade do Rio Grande do Sul, 1956.

 

_____. Solilóquios; A vida feliz. Tradução, introdução e notas de Adaury Fiorotti. Coleção Patrística, 4 ed. São Paulo: Paulus, 2010.

GILSON, Étienne. Introdução ao estudo de Santo Agostinho. Tradução de Cristiane Negreiros Abbud Ayoub. 2 ed. São Paulo: Discurso Editorial; Paulus, 2010.

 

KIERKEGAARD, Søren. Migalhas filosóficas ou um bocadinho de filosofia de João Clímacus. Tradução de Ernani Reichmann e Alvaro Valls. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

 

_____. Ponto de vista explicativo da minha obra como escritor. Tradução de João Gama. Lisboa: edições 70, 1986.

 

_____. Søren Kierkegaards Skrifter. Disponível em: <http://sks.dk> Acesso em: 17 ago. 2016.

 

PLATONE. Tutti gli scritti. Edizione a cura di Giovanni Reale. Milano: Bompiani, 2008.

Biografia do Autor

Humberto Araújo Quaglio de Souza, UFJF

Humberto Araujo Quaglio de Souza é bacharel em Direito (UFJF), licenciado em História (Uniube) e em Filosofia (Ceuclar) e mestre em Ciência da Religião (UFJF). Atualmente é dotorando em Ciência da Religião e professor substituto no Departamento de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora -- ICH-UFJF.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos