Juízo e Ser

Autores

  • André Felipe Gonçalves Correia Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i32.26359

Resumo

Datado do início de 1795, em Jena, o texto é um dos mais antigos dentre os documentos do idealismo alemão. À época, Hölderlin frequentava os cursos de Fichte, algo que o próprio escrito deixa claro nas menções à proposição fundamental (Grundsatz) da Wissenschaftslehre, a qual tenta-se ultrapassar via crítica da identidade (Identität). Em 1830, a biblioteca de Schocken de Jerusalém se apodera do texto, o qual só será publicado em 1961 por Friedrich Beissner, editor da obra completa de Hölderlin.

Biografia do Autor

André Felipe Gonçalves Correia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF/UFRJ)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Bacharelado, Licenciatura Plena e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Dedica-se ao estudo das seguintes áreas: crítica à metafísica, hermenêutica filosófica, pensamento grego arcaico, romantismo alemão e história da filosofia. Vem desenvolvendo pesquisas e traduções no entorno dos discursos filosóficos de língua alemã, sobretudo nas obras de Nietzsche e de Hölderlin. Faz parte da comissão editorial da "Revista Trágica - Estudos de filosofia da imanência" (B1) e da revista "Revista Ítaca".

Referências

HÖLDERLIN, Friedrich. Sämtliche Werke: Kleine Stuttgarter Ausgabe. Hrsg. von F. Beissner (ed.). Stuttgart Kohlhammer, 1958.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Edição

Seção

Traduções