ENTRE PASSOS: JACQUES DERRIDA E HÉLÈNE CIXOUS
Abstract
Em Esporas: os estilos de Nietzsche, Jacques Derrida discorre sobre a dança dos gêneros, como uma característica do feminino, a partir de um “passo de pomba” (pas de colombe). Essa formulação tem estreita afinidade ao modo como Hélène Cixous pensa o voo/roubo (voler) em O riso da Medusa. Embora Derrida refira-se Nietzsche para falar de uma dança que só é possível à distância (Dis-tanz), sua proposição dessa dança como um “passo de pomba” aproxima-se muito da leitura que Cixous tece sobre a “diferença sexual” como um passo (pas) que dá passagem e, ao mesmo tempo, passa, retira-se (como a negação em francês, pas) para dar lugar a outra coisa. A proposta deste ensaio, então, é percorrer os passos, os compassos e os descompassos que cruzam os caminhos de leitura entre Derrida e Cixous.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Danielle Magalhães
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.