A RECREAÇÃO E O LAZER COMO SABERES EM CONSTRUÇÃO NAS ESCOLAS INICIAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE MINAS GERAIS (1952 a 1962)

Autores

  • Hilton Fabiano Boaventura Serejo
  • Mauro Lúcio Maciel Júnior
  • Hélder Ferreira Isayama

Resumo

Resumo: O objetivo desse texto foi compreender os discursos relacionados à recreação na Escola de Educação Física de Minas Gerais (EEFMG), no período de 1952 a 1962. Analisamos os discursos manifestos sobre a recreação antes de esse saber ser disciplinarizado na EEFMG. A apreciação dos dados encontrados se deu através da análise de discurso sob a perspectiva arqueológica de Foucault. Analisando os discursos, observamos que os significados sobre a recreação estavam demarcados pelos enunciados interesse e prazer. Foi evidenciada uma associação entre jogos, recreação e infância, onde se manifestaria uma abordagem técnica e metodológica. A recreação se entrecruzaria com os discursos biológico, psicológico e sociológico e seria uma tentativa de superar uma perspectiva biológica presente na formação da época.

Palavras-chave: Recreação; Arqueologia; Discurso; Currículo.

 

Recreation and Leisure as knowledge under construction in the initial Physical Education Schools of Minas Gerais (1952 to 1962)

 

Abstract: The objective of this research was to understand the discourses related to recreation in the Escola de Educação Física de Minas Gerais (EEFMG), from 1952 to 1962. We analyzed the manifest speeches about the recreation before this to be disciplinarized in the EEFMG. The appreciation of the data found occurred through discourse analysis under the archaeological perspective of Foucault. Analyzing the discourses, we noted that the meanings about recreation were demarcated by the statements of interest and pleasure. It was evidenced an association between games, recreation and childhood, where a technical and methodological approach would be manifested. Recreation is related to biological, psychological and sociological discourses and would be an attempt to overcome a biological perspective present in the formation of the time.

Keywords: Recreation; Archeology; Speech; Curriculum.

 

La recreación y el ocio como saberes en construcción en las escuelas iniciales de Educación Física de Minas Gerais (1952 a 1962)

 

Resumen: El objetivo de este trabajo fue entender los discursos relacionados con la recreación en la Escola de Educação Física de Minas Gerais (EEFMG), en el período 1952-1962.Se analizan los discursos manifiestos en la recreación antes de este conocimiento se disciplinarizado en EEFMG. La evaluación de los datos encontrados fue através del análisis de voz desde la perspectiva arqueológica de Foucault. El análisis de los discursos, se observó que los significados de recreación fueron marcados por declaraciones de interés y placer. Se demostró una asociación entre juegos, reconstrucción y de la infancia, que se manifestaría un enfoque técnico y metodológico. Recreación se refiere a los discursos biológicos, psicológicos y sociológicos y sería un intento de superar un punto de vista biológico presente en la formación del tiempo.

Palabras clave: Recreación; Arqueologia; Discurso; Plan de estúdios.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Artigos