FAZENDO GRAÇA COM O ESPORTE: JAMES FITZMAURICE, ROBERT RIPLEY E A ARTE DO CARTUNISMO ESPORTIVO EM VANCOUVER (1907-1918)

Autores

  • Robin Anderson

Resumo

Este estudo observa a emergência do cartunismo esportivo em jornais impressos no início do século XX por meio de uma comparação entre as imagens paroquiais do cartunista de Vancouver (Colúmbia Britânica) James Fitzmaurice e os cartuns esportivos de Robert Ripley, feitos nos EUA e distribuídos para diversos jornais. O estudo examina as vidas profissionais dos cartunistas esportivos estadunidenses mais conhecidos para, então, focar no trabalho do cartunista do Vancouver Province, James B. Fitzmaurice, durante o período pré-guerra, e em como essas imagens foram produzidas a partir de referências locais. Com a chegada, em 1914, da distribuição dos cartuns esportivos de Robert Ripley, da cidade de Nova York, os leitores de Vancouver recebem imagens do “mundo do esporte” que se distinguiam dos significados visuais mais ecléticos ligados à experiência local característicos do trabalho de Fitzmaurice. Esse estudo sugere que o contraste entre Fitzmaurice e Ripley marca a diferença entre dois níveis de consumo da cultura esportiva e que a cultura visual agiu como um importante canal para o crescimento de uma consciência esportiva internacional compartilhada.

Palavras-chave: Fitzmaurice; Ripley; cartum; Vancouver; esporte.

Abstract: This study looks at the emergence of newspaper sport cartooning in the early twentieth century through a comparison of the parochial images of Vancouver British Columbia cartoonist James Fitzmaurice and the syndicated American sports cartoons of Robert Ripley. The study examines the working lives ofthe best known American sport cartoonists and then focuses on the work of Vancouver Province staff cartoonist James B. Fitzmaurice during the prewar period and how these images grew out of local experience. With the arrival of the syndicated sports cartoons of New York City cartoonist Robert Ripley in 1914, Vancouver readers are given “world of sport” images that differed from the more eclectic visual meanings tied to local experience that characterized Fitzmaurice's work. This study suggests that the contrast between Fitzmaurice and Ripley marks the difference between two levels of sport culture consumption and that visual culture acted as an important conduit for the growth ofshared international sport consciousness.

Keywords: Fitzmaurice; Ripley; cartoon; Vancouver; sport.

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Publicado

2015-12-11

Edição

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Artigos