FANÁTICOS, SEGUIDORES, FÃS E FLANEURS: UMA TAXONOMIA DE IDENTIDADES DO TORCEDOR NO FUTEBOL

Autores

  • Richard Giulianotti Loughborough University

Resumo

Resumo: O futebol mundial passou por intensiva hipermercantilização nas últimas décadas. Esse artigo examina o impacto deste processo nas formas de identificação dos torcedores com os principais times de futebol. Com base nos estudos realizados por Taylor e Critcher (sobre futebol) e nas teorias de Bryan Turner (de cultura corporal), o artigo propõe quatro tipos ideais de identidades de torcedores: fanáticos, seguidores, fãs e flâneurs. A maior tendência de identificação esportiva se distancia do modelo do fanático e se aproxima da identificação do flâneur, mais afastado, tranquilo e orientado para o consumo.

Palavras-Chave: futebol, torcedores, identidade

 

SUPPORTERS, FOLLOWERS, FANS, AND FLANEURS: A TAXONOMY OF SPECTATOR IDENTITIES IN FOOTBALL

Abstract: World football (or soccer) has undergone an intensive hypercommodification over the past decade or so. This article examines the impact of this process on forms of spectator identification with top professional football clubs. Drawing upon previous analyses by Taylor and Critcher (on football) and the theories of Bryan Turner (on body culture), the article advances four ideal types of spectator identity: supporters, followers, fans, and flâneurs. The broad trend in sports identification is away from the supporter model (with its hot, traditional identification with local clubs) and toward the more detached, cool, consumer-orientated identification of the flâneur.

Keywords: football, spectators, identity

Downloads

Publicado

2012-06-20

Edição

Seção

Artigos