DEWEY E A PROPOSTA DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Resumo: O trabalho de John Dewey tem sido uma fonte de inspiração para as noções de democracia participativa ou deliberativa. Ele acredita que a política, ao administrar a vida pública, pode ajudar na formação de um indivíduo integrado de maneira harmônica com a natureza e a sociedade, no sentido aristotélico do zoon politikon. Analisamos sua proposta ético-política, que constitui uma nova visão idealista liberal e uma crítica ao liberalismo tradicional, sobretudo quanto à concepção de indivíduo como uma entidade independente, em concorrência com outros indivíduos. Dewey propõe uma educação com consciência, que fortalece a liberdade, propicia a integração e colaboração. Esta educação é um requisito necessário para o exercício da democracia.

Palavras-chave: Dewey, política liberal, ética, democracia.

Abstract: The work of John Dewey has been a source of inspiration for the notions of participatory or deliberative democracy. He believes that politics, in administering public life, can help in the formation of an individual integrated harmoniously with nature and society, in the Aristotelian sense of the zoon politikon. I reviewed your proposed ethical-political, which is a new liberal and idealistic view and a critique of traditional liberalism, especially regarding the design of the individual as an independent entity in competition with other individuals. Dewey proposes an education of conscience, which strengthens the freedom, enables the integration and collaboration. This education is a necessary requirement for the exercise of democracy.

Key-words: Dewey, liberal politics, ethics, democracy.

Biografia do Autor

Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação rosaguilar@hotmail.com

Downloads

Publicado

2012-07-24

Edição

Seção

Artigos