Experiência e formação humana: um diálogo sobre pragmatismo e educação

Rafael Bianchi Silva, Leoni Maria Padilha Henning

Resumo


Resumo:

Este artigo busca refletir a educação escolar a partir do conceito de experiência. Inicia discutindo a concepção de transmissão de conhecimento que toma o indivíduo como agente passivo do processo de aprendizagem realizada no contexto escolar. Ao conceber o sujeito como ser-no-mundo, passamos ao foco da experiência vivida pelo sujeito em sua existência. A análise da experiência humana nos oferece possibilidade de refletir quais tipos de experiência propiciam a ampliação de si mesmo, potencializando novas leituras do mundo, o que entendemos por caráter estético da experiência. Se por um lado, encontramos a construção da autonomia humana quanto ao sentido das interações realizadas, de outro, encontramos na atualidade a perversão dessa ideia no vínculo narcísico estabelecido pelo sujeito com o mundo (e com o outro). Pretendemos com este artigo pensar a formação humana como um contínuo em constante reformulação, sem perder de vista, o posicionamento ético deste sujeito em tal dinâmica.

Palavras-chave: Educação Escolar. Experiência. Formação Humana.


Abstract:

This article intends to reflect on school education from the concept of experience. It begins by discussing the conception of the transmission of knowledge that points out the individual as a passive agent of learning process that happens in school context. Conceiving the subject as being-in-the-world, we follow to emphasizes the living experience by the subject in his existence. The analysis of human experience provides the possibilities to reflect on which types of experiences could provide the enlargement of himself, making the new interpretations of the world be increased , which experiences we understand as the aesthetic character of experience. If from one side we encounter the building up of the subject autonomy in relation to the senses of interactions he makes, from the other side, we encounter in present time the perversion of this idea because the narcisic tie established by subject with the world (and with the other). We pretend with this article to think about the human education as a continuum, as a process in constant reformulation, without loosing the ethical position of this subject in this dynamic.

Keywords: Schooling. Experience. Human Education.


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