https://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/issue/feedRedescrições2018-03-21T16:29:20-03:00Susana de Castroredescricoes@gmail.comOpen Journal SystemsRevista Redescrições - Revista on-line do GT de pragmatismo e Filosofia Norte-Americana (ISSN: 1984-7157) é uma publicação quadrimestral do GT-Pragmatismo e Filosofia Americana da Anpof. O conteúdo dos artigos publicados trata de temáticas relacionadas ao pragmatismo, à filosofia americana de uma maneira geral, ou uma aplicação do método de investigação pragmatista a questões contemporâneas.https://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/article/view/16269O fim da arte como um começo2018-03-21T16:29:20-03:00Rachel Costa<p>Resumo:</p><p>O artigo interpreta a teoria acerca do fim da arte de Arthur Danto, apontando, ao final, críticas à proposta do filósofo, sem esquecer de mostrar em que medida a teoria se mostra frutífera para pensar a arte contemporânea.</p><p>Palavras-chave: Pluralismo. Narrativa. História.</p><p>Abstract:</p><p>The paper interprets the theory about the end of art Arthur Danto, pointing at the end, criticism of the proposal of the philosopher, not forgetting to show to what extent the theory proves fruitful for thinking about contemporary art.</p><p>Keywords: Pluralism. Narrative. History.</p>2018-03-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2018 Redescriçõeshttps://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/article/view/16270O filósofo Arthur Danto como Andy Warhol2018-03-21T16:29:20-03:00Marcia Tiburi<p>Resumo:</p><p>O presente artigo pretende mostrar como a análise de Andy Warhol feita por Arthur Danto expõe uma espécie de meta-teoria da própria filosofia de Arthur Danto. Minha hipótese é que Danto usa Warhol para explicar a si mesmo. Arelação entre arte e filosofia - questão fundamental da obra de Danto- corresponde à relação entre o próprio Danto e Andy Warhol. Em última instância, é possível que, por meio da análise dessas relações, possamos entender o nexo entre o fazer artístico e filosófico em nosso tempo, apontando para novas compreensões tanto da arte quanto da filosofia.</p><p>Palavras-chave: Arthur Danto. Pop Art. Andy Warhol. filosofia contemporânea. estética.</p><p>Abstract:</p><p>This article aims to show how the analysis that Danto does of Andy Warhol outlines a kind of meta-theory of the former's own philosophy.My hypothesis is that Danto uses Warhol to explain himself. The relation between art and philosophy -- fundamental question of Danto's work -- corresponds to the relation between Danto himself and Andy Warhol. Ultimately, it is possible that, through the analyses of these relations we understand the link between the artistic and philosophical work in our timing pointing to new comprehensions both art and philosophy.</p><p>Keywords: Arthur Danto. Pop Art. Andy Warhol. contemporary philosophy. aesthetics.</p>2018-03-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2018 Redescriçõeshttps://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/article/view/16271O fim da estética: dadaísmo e arte pop2018-03-21T16:29:20-03:00Susana de Castro<p>Resumo:</p><p>Qual a relação entre arte e gosto popular? A obra de Danto nos mostra como a arte pop revolucionou a arte ao aproximar o objeto de arte dos objetos comuns. Neste trabalho são feitas as relações entre o dadaísmo e a arte pop mostrando-se as principais características dos dois movimentos.</p><p>Palavras-chave: arte pop. Andy Warhol. readymades.</p><p>Abstract:</p><p>What is the relationship between art and popular taste? Danto's work shows us how pop art revolutionized the art when approached the art objects to the common objects. This work make relations between Dadaism and pop art, making clear the main features of the two movements.</p><p>Keywords: pop art. Andy Warhol. readymades.</p>2018-03-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2018 Redescriçõeshttps://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/article/view/16272Uma fábula para Arthur Danto2018-03-21T16:29:20-03:00Fernando GerheimFabio Mourilhe<p>Resumo:</p><p>Este artigo explora vetores do pensamento de Arthur Danto com os meios da ficção, tendo por princípio um pensamento por imagens. Questões como a definição da arte são articuladas ao atual contexto da arte contemporânea, investigando narrativas não hegemônicas a partir do desmonte das ideias de moderno/primitivo, puro/híbrido, central/periférico.</p><p>Palavras-chave: arte contemporânea. Arthur Danto. híbrido/puro.</p><p>Abstract:</p><p>This article explores vectors of Arthur Danto's thought through fiction, with means of thinking through images. Issues such as the definition of art are articulated with current context of contemporary art, investigating non-hegemonic narratives from the dismantling of ideas of modern / primitive, pure / hybrid, center / periphery.</p><p>Keywords: Arthur Danto. contemporary art. hybrid/pure.</p>2018-03-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2018 Redescriçõeshttps://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/article/view/16267Editorial2018-03-21T16:29:19-03:00Frederico Graniço2018-03-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2018 Redescriçõeshttps://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/article/view/16273Prazeres estéticos2018-03-21T16:29:20-03:00Carolyn Korsmeyer<p>Tradução Osvaldo Carvalho. Revisão Inês Lacerda Araújo.</p>2018-03-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2018 Redescriçõeshttps://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/article/view/16268Entrevista com Arthur C. Danto2018-03-21T16:29:19-03:00Susana de CastroTradução Susana de Castro.2018-03-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2018 Redescriçõeshttps://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/article/view/16274DANTO, Arthur. Andy Warhol. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2012. 208 p.2018-03-21T16:29:20-03:00Juliana Araújo2018-03-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2018 Redescrições