A REPRESENTAÇÃO DA MULHER MEDIEVAL NOS LIVOS DIDÁTICOS: UMA VISÃO COMPARATIVA

Autores

  • Marta de Carvalho Silveira UERJ/UNESA

Resumo

Entendendo que os livros didáticos são os principais instrumentos utilizados nas salas de aula das escolas públicas brasileiras e a característica informativa e formativa que tais obras alcançam no processo educacional, propõem-se aqui a análise dos discursos reproduzidos acerca da condição feminina em algumas das obras selecionadas, por instâncias governamentais e pelos docentes, para a utilização nas salas de aula espalhadas por todo o território nacional.       Em suma, o objetivo deste trabalho é analisar a forma como os autores dos livros didáticos têm conseguido inserir a questão do gênero nas obras didáticas e como tais obras influenciam na construção da noção das mulheres como sujeitos históricos.

Biografia do Autor

Marta de Carvalho Silveira, UERJ/UNESA

Marta de Carvalho Silveira é Doutora em História Social pela UFF. É Professora Adjunta de História Medieval da UERJ e professora da Universidade Estácio de Sá, onde é pesquisadora vinculada ao Programa de Pesquisa Produtividade - UNESA.

 

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos