AS MORTES DE VITORINA E SUAS PARCEIRAS: MULHERES ESCRAVIZADAS ENTRE DESAFIOS E VIOLÊNCIA, CAMPINAS, 1860-1888
Abstract
Este artigo discute quatro autos criminais ocorridos em Campinas, interior da província de São Paulo, nas últimas décadas do século XIX, em que mulheres escravizadas foram vítimas de homicídio. Aborda as sociabilidades multifacetadas que envolviam aquelas e outras mulheres cujas vidas foram tocadas pelos crimes, permeadas por relações de afeto e companheirismo, mas também por desentendimentos, desafios, medo e violência. Todos os crimes foram cometidos por cativos de sexo masculino, em três deles os acusados eram companheiros atuais ou antigos das vítimas, e no outro relata-se uma tentativa de sequestro de várias escravizadas por parte de escravos fugidos. Observa-se, assim, a violência motivada pelo gênero que pressupunha, no olhar dos réus, uma relação de dominação mesmo entre sujeitos que experenciavam conjuntamente o cativeiro. Como contraponto, as vítimas mulheres buscavam reiteradamente demonstrar e defender sua autonomia também perante seus companheiros.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).