Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Arquivos Brasileiros de Psicologia é uma revista de publicação quadrimestral do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja edição é de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Tem por missão acolher e difundir a diversidade das produções científicas e profissionais da Psicologia e áreas afins, sejam elas teóricas, metodológicas ou empíricas. Permanece assim a abertura a contribuições de todas as áreas da Psicologia. “Promover a circulação do pensamento e da pesquisa no âmbito da Psicologia Brasileira, além de contribuições internacionais”, como consta nos números em circulação, se traduz no presente pelo reconhecimento: das interfaces entre as áreas e com outras áreas de conhecimento; dos campos emergentes; das perspectivas críticas; das abordagens e estratégias voltadas para elementos culturais e sociais expressos na Psicologia contemporânea, muitas vezes em resposta às questões da sociedade.

 

Políticas de Seção

Editorial

O Editorial é escrito e assinado pelo Editor responsável e/ou pelo Co-Editor, podendo também ser assinado por profissional que apresente explícito conhecimento a respeito dos assuntos abordados no periódico, a convite do Editor.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

A seção artigos publica trabalhos originais contendo relatos de pesquisa com dados empíricos, reflexões teóricas e revisão sistemática da literatura nas diversas sub-áreas da Psicologia e áreas afins com o objetivo de promover e divulgar o conhecimento científico, bem como discutir o significado de práticas tanto no campo profissional como no da pesquisa.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de experiência profissional

Texto com descrição de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção pontual ou estudo de caso, contendo descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, análise de implicações conceituais.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Apresentação e análise crítica de livros relevantes para a psicologia e áreas afins, nacionais ou estrangeiros, regularmente publicados no mercado editorial nos últimos dois anos.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Aberta

A Seção Aberta  publica relatos de pesquisas ou trabalhos apresentados em reuniões científicas ou eventos culturais (p.e., conferências nacionais e internacionais); entrevistas; artigos internacionais, já publicados no exterior, mas inéditos no Brasil.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos enviados ao Conselho Editorial da Revista, desde que de acordo com as normas para publicação, serão encaminhados a dois membros do Conselho Editorial ou consultores ad hoc para avaliação cega. Dois pareceres favoráveis indicarão a aceitação final para publicação. Pequenas alterações ortográficas no texto poderão ser feitas a critério do Conselho Editorial da revista, sem consulta aos autores.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...