Políticas Editoriais

Foco e Escopo

arte e ensaios é uma publicação comprometida com o pensamento científico da produção historiográfica, artística, crítica e curatorial das Artes Visuais, em diálogo permanente com áreas inter e transdisciplinares, constituída a partir de pesquisas de autores nacionais e estrangeiros.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Nesta seção, apenas professores das linhas do Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais da UFRJ podem indicar alunos para publicação.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Resumo: Fonte Arial, corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 caracteres (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

Palavras-chave em língua estrangeira (espanhol - Palabras clave, francês - Mots-clés, ou inglês - Keywords): Em sequência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas por .(ponto). Usar fonte Arial, corpo 12.

Resumo em língua estrangeira: Fonte Arial, corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 caracteres (correspondentes aomínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

Normas para elaboração do artigo

Título: Fonte Arial, corpo 12, negrito, caixa-alta e baixa (só iniciais maiúsculas), com o máximo de 85 caracteres. Não usar sublinhado e usar itálico só para grafias de palavras estrangeiras.

Palavras-chave: Em sequência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, com inicial maiúscula e separadas por . (ponto). Usar fonte Arial, corpo 12.

Corpo do artigo: Texto redigido em fonte Arial, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas com o máximo de 25.000 (vinte mil e cinco caracteres com espaços) e com o mínimo de 15.000 (quinze mil caracteres com espaços), incluindo referências bibliográficas e tabelas. Para destaques, usar apenas o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa-alta (a não serem siglas que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa-alta e baixa.

Citações: As citações diretas no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda de 4 cm. As citações deverão ser indicadas no texto pelo sistema de referência numérica, remetendo-as a notas de rodapé. As notas de rodapé deverão ser redigidas em fonte Arial, corpo 9, e espaçamento simples entre as linhas. Consultar a Norma NBR10520 da ABNT para maiores detalhes.

Figuras e ilustrações: Poderão ser enviadas, em arquivos separados, até 10 (dez) imagens, em formato JPG, com 300 dpi, sendo o seu local de inserção no texto indicado por meio de legendas cuja numeração corresponda à numeração dos arquivos das imagens.

Referências: Fonte Arial, corpo 11 (onze), espaçamento simples entre as linhas. As referências bibliográficas, no fim do trabalho, devem ter os dados completos em seguir a norma NBR10520 da ABNT, conforme o sistema de referência autor-data. Cada referência deve ocupar um parágrafo e deve estar separada da anterior/seguinte por dois espaços simples.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

PARA TRADUÇÕES

Aceitam-se traduções de textos de artistas ou teóricos que não tenham sido publicados em português e que sejam relevantes para a discussão crítica em torno das artes. As contribuições devem vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto. No mais, devem seguir as normas de apresentação dos artigos.  

Todas as traduções submetidas à Arte & Ensaios serão avaliadas pelos editores e, caso aprovadas, passarão por revisão técnica indicada pela comissão editorial da Arte & Ensaios.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Consulta aos Professores do Programa sobre textos ou temas essenciais que merecem ser publicados ou revistos.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Reedição

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Página Dupla

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios Visuais

PARA ENSAIOS VISUAIS

Os ensaios visuais devem decorrer de pesquisas artísticas consolidadas e ser especialmente concebidos para a publicação na revista Arte & Ensaios. Podem ser enviados ensaios fotográficos, gráficos e registros de processos artísticos. Devem compreender no mínimo 2 páginas e no máximo 8, com formatação a cargo do autor, respeitando as especificações da revista.

As imagens devem contar com resolução de 300 dpi, salvas em jpeg ou tiff (imagem vertical: 24 x 18 cm; imagem horizontal: 24 x 36 cm).

  

DETALHAMENTO SOBRE FORMATAÇÃO DE IMAGENS

1. A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens;

2. Os autores devem providenciar as imagens que queiram incluir em seus textos;

3. Os autores devem fornecer as legendas das imagens, assim como indicar a posição em que devem aparecer no corpo do texto entre parênteses (fig.x). A revista se reserva o direito de não publicar imagens sem a qualidade necessária para sua correta impressão;

4. As legendas de imagens incluídas ao longo do texto devem seguir o seguinte padrão:

Fig. (número em ordem crescente). Autor, Títuloem itálico, ano. Técnica, dimensões em cm, Localização (nome de museu, coleção etc., se houver), cidade (se houver).

5. As imagens devem estar em jpeg ou tiff e ter 300 dpi (dimensões aproximadas de 17 x 24 cm, proporção que pode variar de acordo com a imagem);

6. Para a versão digital da revista é possível o envio de imagens coloridas. Caso seja produzida a versão impressa será feita a conversão para PB (grayscale);

7. Todas as imagens, seguindo as especificações indicadas acima, devem ser anexadas no momento de submissão como “documento suplementarg na plataforma OJS.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

RESENHAS

As resenhas, cujo critério principal é atualidade do tema (no máximo 3 anos para publicações e 2 para exposições), devem atender aos seguintes requisitos:

a)    texto de no máximo 5500 caracteres com espaços; sem indentar parágrafos, que devem ser indicados por linha em branco;

b)    dados do livro resenhado (título, autor, cidade, editora e ano) ou da exposição/obra (título, local, cidade e datas de inauguração e término);

c)    citações de até duas linhas, no corpo do texto, em fonte normal e entre aspas; com mais de duas linhas, recuadas, em itálico, sem aspas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Sumários das edições anteriores/Contents of editions

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A arte e ensaios adota a avaliação pelos pares cega.

A revista arte e ensaios está comprometida com a diversidade institucional, brasileira e estrangeira, de sua Comissão de Avaliadores ad hoc.

Os artigos submetidos poderão ser aceitos, aceitos com reformulações necessárias ou recusados.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Comissão de Avaliadores ad hoc - 2017-2020

Surgiu da necessidade....