Políticas Editoriais

Foco e Escopo

MISSÃO DO PERIÓDICO (publicação semestral)

 - Compromisso de participar do debate sobre a atualidade artística brasileira e internacional.

 - Divulgar pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação em artes do País, e tornar acessíveis trabalhos de autores nacionais e internacionais.

 - Ampliar o debate artístico por meio da contribuição dos teóricos estrangeiros.

- Oferecer textos de referências da área de História e Teoria da Arte, por via de traduções, possibilitando o conhecimento do pensamento crítico de autores importantes.

- Dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas no âmbito do mestrado e doutorado do PPGAV.

- Possibilitar acesso a textos inacessíveis, reeditando-os, contribuindo especialmente para o campo das pesquisas nas artes visuais.

- Ser veículo das produções visuais dos artistas /discente/docentes do PPGAV.

 

POLÍTICA EDITORIAL

 

O PPGAV edita a revista Arte & Ensaios desde 1994, quando foi criada pelo Prof. Dr. Rogério Medeiros, então Coordenador do Mestrado, e uma equipe de alunos.[i]

Desde então, esta revista tem merecido a atenção do Programa, constituindo-se num veículo de apresentação das mais recentes discussões e teorias sobre a produção artística, quer no âmbito nacional ou internacional; de divulgação de bibliografias de interesse para os estudiosos e pesquisadores em artes visuais e das pesquisas realizadas em seu âmbito. Em dezembro deste ano estará sendo lançada a revista n. 17. 

A partir do número 5, foi operada uma reformulação gráfica por Lygia Pape, então docente do Programa, com a criação do logo da revista, e uma reestruturação em seu corpo. Em seu novo formato, a Revista passou a apresentar entrevista com um artista convidado, realizador de sua capa, artigos de professores e alunos do PPGAV, colaborações de especialistas de fora do programa, uma reedição de texto pontual e de referência para estudos na área, traduções e resenhas. A idéia de convidar um artista brasileiro contemporâneo de expressão para realizar a capa da revista trouxe-lhe singularidade visual no universo das publicações acadêmicas. Assim, o PPGAV coleciona capas feitas por prestigiosos artistas como  Lygia Pape (nº 5), Amílcar de Castro (nº 6), Cildo Meireles (nº 7), Aluisio Carvão (nº 8) , Antonio Dias (nº 9), Eduardo Sued (nº 10), Abraham Palatinik  (nº 11), Carmela Gross (nº 12), Carlos Zílio (nº 13), Sutapa Biswas (nº 14 , número especial bilíngüe ), Iole de Freitas (nº 15), Ernesto Neto (nº 16), e Artur Barrio (nº 17 a ser  lançada).

Tal estrutura proposta mantém-se desde então com alguns acréscimos e ajustes que se fizeram necessários para melhor espelhar a missão do periódico. Desde sua criação, Arte & Ensaios manteve periodicidade anual, passando a semestral de 2007 em diante, incluindo-se a edição on-line desde 2008. A política editorial atual está refletida na estrutura da revista apresentada abaixo, onde cada seção tem justificado seu papel.



[i]  - Editores responsáveis: os Profs. Drs. Glória Ferreira, Paulo Venâncio Filho e Rogério Medeiros e  Ana Cavalcanti.Atualmente  são editores responsáveis os Prof. Drs. Cezar Bartholomeu  e Maria Luisa Tavora. A editoria executiva  está composta por Ronald Duarte e as doutorandas Natália Quinderé e Renata Santini.

 

 PROPOSTA DE ESTRUTURA:  REVISTA TEMÁTICA

1-      APRESENTAÇÃO

2-      ENTREVISTA COM O ARTISTA - o artista entrevistado fica responsável pela proposta de capa original.

3-      ARTIGOS -- nesta seção, são publicados 4 artigos (1 por linha) de pós-graduados, mestres ou doutores recentemente titulados no Programa que apresentam resultados de suas dissertações / teses e 1 artigo de professor, contemplando alternadamente a produção das diferentes linhas de pesquisa do PPGAV.

4-      COLABORAÇÕES -- em média 4 artigos que apresentam a produção de pesquisadores de outras universidades e instituições culturais brasileiras ou estrangeiras que se identifiquem com a proposta das temáticas definidas no edital de chamada para contribuições.

5-      HOMENAGEM -- os dossiês/homenagens buscam tratar de modo mais aprofundado reflexões teóricas e produções de artistas. Tais dossiês podem resultar de diferentes motivações, tais como a vinculação com a temática da revista quanto à celebração de obras, artistas ou exposições marcantes. Seu formato é flexível, podendo apresentar entrevistas, discussões históricas, textos críticos, entre outros. Os autores dos textos que compõem um dossiê homenagem podem ser do PPGAV ou externos ao Programa.

6-       REEDIÇÃO -- o objetivo desta seção é reeditar textos relevantes de historiadores, críticos e artistas brasileiros ou traduções cuja última publicação, por ser antiga ou esgotada, está inacessível aos pesquisadores. A cada número, selecionamos um texto de interesse para professores e alunos dos programas de pós-graduação em artes no Brasil.

7-      TEMÁTICAS -- nesta seção, são disponibilizados em português de 4 a 5 textos, contribuições de origens diversas, voltados para os interesses da atualidade artística brasileira e internacional, visando suprir lacunas no debate sobre a condição da arte e a reinterpretação de diferentes momentos da História da Arte. O papel desta seção é possibilitar a ampliação e aproximação de novos leitores ao pensamento crítico de autores de relevância para a temática em questão, na revista.

8-      PÁGINA DUPLA -- seção dedicada à apresentação de trabalhos visuais inéditos de artistas, discentes ou docentes do Programa, convidados a contribuir com material visual para a revista. Um  artista  por revista.

9-      RESENHAS - avaliação de publicações e acontecimentos artísticos de relevância no momento atual. Uma média de 5 resenhas por revista.

10-   ABSTRACTS -- versão em inglês dos resumos dos artigos das seções de artigos e temáticas, contribuição para pesquisadores internacionais, sobretudo no caso da edição on-line.

 

SINGULARIDADE DO PERIÓDICO

A estrutura proposta espelha a singularidade da ARTE&ENSAIOS. Como já foi destacado, sua capa é realizada pelo artista convidado, o que mudou substancialmente a visualidade das propostas gráficas das revistas acadêmicas, desde 1998. Conjugadas às entrevistas cedidas pelos respectivos artistas, Arte&Ensaios possibilita o conhecimento/reflexão crítica e divulgação das idéias e produção dos artistas na atualidade. Outro aspecto relevante é sua seção de temáticas, com traduções de textos de artistas, críticos ou historiadores em torno de um tema de interesse no atual cenário mundial dos estudos e reflexões sobre a arte, assim como a reedição que representa uma grande contribuição às pesquisas que vêm sendo realizadas no âmbito da pós-graduação em nosso país. Docentes de diversas Universidades brasileiras revelam a adoção de tais textos nas discussões sistematizadas em seus cursos de Mestrado e Doutorado. A Página Dupla também constitui uma singularidade da revista, permitindo a integração da prática artística à produção teórica, condição do próprio funcionamento do Programa, através de suas diferentes linhas. Por fim, vale salientar que a revista é realizada pelos pós-graduandos, público alvo deste periódico e em estreita sintonia com as temáticas, questões e demandas atuais da arte. Esta condição colabora para que o PPGAV ofereça publicação que atenda aos propósitos acadêmicos e ao campo da cultura artística em geral.

A equipe editorial da revista, formada por alunos e professores do PPGAV, reúne-se quinzenalmente durante todo o ano, e semanalmente nos meses de maior trabalho (avaliação dos artigos recebidos; escolha da temática e de textos para tradução; etc). Dois meses antes do lançamento de um número, já se iniciam reuniões para o planejamento do próximo número.

Arte & Ensaios está disponível no acervo de diversas bibliotecas no País e no exterior: Biblioteca da EBA-UFRJ, Biblioteca Nacional, Biblioteca do Museu Nacional de Belas Artes, Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil (RJ), Biblioteca Leonilson (Museu de Arte Contemporânea -- Fortaleza, CE); Biblioteca e Centro de Documentação da Arte Pintora Lígia Celeste do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães -- MAMAM (Recife -- PE), Bibliotecas de diversas Universidades Estaduais e Federais, Biblioteca da Fundação Daros Latinamerica, entre outras.

 

relação de indexadores.

 

Arte&Ensaios (UFRJ)  1516-1692, está indexada no Qualis da CAPES, avaliada como periódico A Nacional nas seguintes áreas de avaliação:

 

ARQUITETURA E URBANISMO

ARTES / MÚSICA    E  HISTÓRIA

 

Há interesse de manutenção do Projeto Gráfico original aqui referido que traz identidade à revista. Algumas modificações foram introduzidas, atualizações tecnológicas e ajustes necessários ao processo de editoração que não comprometem a visualidade e a estrutura pretendidas  para o periódico.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS

Os arquivos devem ser entregues via email: arte.ensaios@gmail.com, contendo os itens abaixo:

Artigos

  • texto em Word, Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, com até 10 (dez) laudas, ou 27.000 (vinte e sete mil) caracteres com espaços; sem intentar parágrafo, que deve ser indicado por linha em branco;
  • resumo e abstract (inglês) do artigo com no máximo 55 palavras;
  • quatro palavras-chave;
  • dados sobre o autor com no máximo 55 palavras. Caso o artigo conte com a colaboração de outros autores, os editores solicitam que a dupla autoria seja justificada pelo trabalho da escrita conjunta. No caso de pesquisas sob orientação, sugerimos o padrão da revista Arte & Ensaios, que poderá ser descrito como nota ou junto aos dados do autor.

Segue um exemplo:

EvaÌ‚ngelo Gasos é artista visual, cineasta e diretor teatral, mestre em linguagens visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRJ. Este texto é parte de sua dissertação de mestrado, Travessia da apreensão: caminhos entre o corpo vivo e a imagem, defendida em 2015, orientada pela professora doutora Livia Flores.

Desse modo, o nome do orientador está designado, no entanto, não entra como autor.

  • os subtítulos não devem ser numerados;
  • citações até duas linhas, no corpo do texto entre aspas; com mais de duas linhas, recuadas, em itálico, sem aspas;
  • títulos de livros, periódicos, telas, esculturas, filmes e vídeos em itálico sem aspas;
  • títulos de poemas e músicas sem itálico;
  • palavras em idiomas estrangeiros em itálico (sem aspas, a menos que seja citação), à exceção do jargão da arte;
  • os séculos devem ser mencionados em algarismos arábicos;

 

  • notas no final do texto, numeradas em algarismos arábicos; nas notas devem ser incluídas as referências bibliográficas usando apenas sobrenome do autor (só a inicial maiúscula), ano da obra e página;
  • bibliografia: sobrenome do autor (todas as letras maiúsculas), nome. Título da obra (se livro ou tese, em itálico; se artigo ou capítulo, sem itálico e seguido de in e da referência nos moldes de livro). Cidade em que foi publicado (ou defendida, no caso de tese): editora (ou universidade, no caso de tese), ano. (Caso as notas incluam toda a bibliografia a ser citada, fazer a referência completa de cada obra na primeira citação e dispensar o item bibliografia);
  • Ilustrações, com legendas a cargo do autor: -- no mínimo três (uma vertical para apresentação do texto) e no máximo cinco. Devem ser entregues em arquivo digital (jpeg, tiff,..)no tamanho mínimo de 21x26cm e 300dpi;
  • As legendas devem vir completas tanto como nome dos arquivos de imagem quanto no documento de Word. Delas devem constar para cada imagem: autor, título, técnica, dimensões, fonte e autoria. Caso haja dados desconhecidos, fazer uso de s.d., respeitando a ordem da legenda tal como indicada aqui.

Resenhas

As resenhas -- cujo critério principal é atualidade do tema (no máximo 3 anos para publicações e 2 para exposições), devem atender aos seguintes requisitos:

  •  texto de no máximo 5500 caracteres com espaços; sem indentar parágrafos, que devem ser indicados por linha em branco;
  • dados do livro resenhado (título, autor, cidade, editora e ano) ou da exposição/obra (título, local, cidade e datas de inauguração e término);
  • citações de até duas linhas, no corpo do texto, em fonte normal e entre aspas; com mais de duas linhas, recuadas, em itálico, sem aspas.

As propostas deverão ser inéditas, e o colaborador deverá garantir o direito de exclusividade à Arte&Ensaios até o recebimento do parecer do conselho editorial. Não serão aceitos artigos ou resenhas com mais de um autor. As especificações técnicas para apresentação de texto e imagem devem ser criteriosamente cumpridas pelo autor, sob pena de exclusão. O autor se compromete a atender às demandas da equipe editorial relativamente ao texto e às imagens sempre que solicitado, fazendo cumprir o prazo informado pela equipe editorial.

Relembramos aos colaboradores que os artigos e colaborações submetidos e publicados na revista serão posteriormente disponibilizados online no site da Arte&Ensaios. Nos dados do autor devem constar: e-mail, endereço postal e telefone para contato.

Agradecemos desde já sua colaboração,

 

Conselho Editorial da Revista Arte&Ensaios

Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Avenida: Pedro Calmon, 550, 7º andar, sala 702, Prédio da Reitoria --

Cidade Universitária -- Rio de Janeiro/RJ

Cep. 21949-900

Tel. (21) 3938-1643

 

Políticas de Seção

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Nesta seção, apenas professores das linhas do Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais da UFRJ podem indicar alunos para publicação.

Editores
  • Renata Santini
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Colaborações

PARA ARTIGOS

  • texto em Word ou OpenOffice, Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, com até 10 (dez) laudas, ou 27.000 (vinte e sete mil) caracteres com espaços; sem indentar parágrafo, que deve ser indicado por linha em branco;

  • título com a respectiva versão em inglês;

  • resumo com a respectiva versão em inglês (abstract), de no máximo 55 palavras, que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do texto;

  • conjunto de 4 palavras-chave, que identifique o conteúdo do artigo, com a respectiva versão em inglês (keywords).

  • subtítulos não devem ser numerados;

  • citações, até duas linhas, no corpo do texto entre aspas; com mais de duas linhas, recuadas, em itálico, sem aspas;

  • títulos de livros, periódicos, telas, esculturas, filmes e vídeos em itálico sem aspas;

  • títulos de poemas e músicas sem itálico;

  • palavras em idiomas estrangeiros em itálico (sem aspas, a menos que seja citação), à exceção do jargão da arte;

  • os séculos devem ser mencionados em algarismos arábicos;

  • notas no final do texto, numeradas em algarismos arábicos; nas notas devem ser incluídas as referências bibliográficas usando apenas sobrenome do autor (só a inicial maiúscula), ano da obra e página;

  • bibliografia: sobrenome do autor (todas as letras maiúsculas), nome. Título da obra (se livro ou tese, em itálico; se artigo ou capítulo, sem itálico e seguido de in e da referência nos moldes de livro). Cidade em que foi publicado (ou defendida, no caso de tese): editora (ou universidade, no caso de tese), ano. (Caso as notas incluam toda a bibliografia a ser citada, fazer a referência completa de cada obra na primeira citação e dispensar o item bibliografia);

  • ilustrações, com legendas a cargo do autor: -- no mínimo três (uma vertical para apresentação do texto) e no máximo cinco. Devem ser entregues em arquivo digital (jpeg ou tiff) no tamanho mínimo de 21x26cm e 300dpi;

  • legendas devem vir completas tanto como nome dos arquivos de imagem quanto no documento de Word. Delas devem constar para cada imagem: autor, título, técnica, dimensões, fonte e autoria. Caso haja dados desconhecidos, fazer uso de s.d., respeitando a ordem da legenda tal como indicada aqui.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Reedição | Dossiê

Consulta aos Professores do Programa sobre textos ou temas essenciais que merecem ser publicados ou revistos.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios Visuais

PARA ENSAIOS VISUAIS

Os ensaios visuais devem decorrer de pesquisas artísticas consolidadas e ser especialmente concebidos para a publicação na revista Arte & Ensaios. Podem ser enviados ensaios fotográficos, gráficos e registros de processos artísticos. Devem compreender no mínimo 2 páginas e no máximo 8, com formatação a cargo do autor, respeitando as especificações da revista.

As imagens devem contar com resolução de 300 dpi, salvas em jpeg ou tiff (imagem vertical: 24 x 18 cm; imagem horizontal: 24 x 36 cm).

  

DETALHAMENTO SOBRE FORMATAÇÃO DE IMAGENS

1. A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens;

2. Os autores devem providenciar as imagens que queiram incluir em seus textos;

3. Os autores devem fornecer as legendas das imagens, assim como indicar a posição em que devem aparecer no corpo do texto entre parênteses (fig.x). A revista se reserva o direito de não publicar imagens sem a qualidade necessária para sua correta impressão;

4. As legendas de imagens incluídas ao longo do texto devem seguir o seguinte padrão:

Fig. (número em ordem crescente). Autor, Títuloem itálico, ano. Técnica, dimensões em cm, Localização (nome de museu, coleção etc., se houver), cidade (se houver).

5. As imagens devem estar em jpeg ou tiff e ter 300 dpi (dimensões aproximadas de 17 x 24 cm, proporção que pode variar de acordo com a imagem);

6. Para a versão digital da revista é possível o envio de imagens coloridas. Caso seja produzida a versão impressa será feita a conversão para PB (grayscale);

7. Todas as imagens, seguindo as especificações indicadas acima, devem ser anexadas no momento de submissão como “documento suplementarg na plataforma OJS.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Temáticas

PARA TRADUÇÕES

Aceitam-se traduções de textos de artistas ou teóricos que não tenham sido publicados em português e que sejam relevantes para a discussão crítica em torno das artes. As contribuições devem vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto. No mais, devem seguir as normas de apresentação dos artigos.  

Todas as traduções submetidas à Arte & Ensaios serão avaliadas pelos editores e, caso aprovadas, passarão por revisão técnica indicada pela comissão editorial da Arte & Ensaios.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Página Dupla

São duas páginas destinadas a publicação de imagens de um trabalho artístico de um aluno do Programa.

Editores
  • Renata Santini
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

PARA RESENHAS

As resenhas -- cujo critério principal é atualidade do tema (no máximo 3 anos para publicações e 2 para exposições) -- devem atender aos seguintes requisitos:

  • texto de no máximo 5500 caracteres com espaços; sem indentar parágrafos, que devem ser indicados por linha em branco;

  • dados do livro resenhado (título, autor, cidade, editora e ano) ou da exposição/obra (título, local, cidade e datas de inauguração e término);

  • citações de até duas linhas, no corpo do texto, em fonte normal e entre aspas; com mais de duas linhas, recuadas, em itálico, sem aspas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Sumários das edições anteriores/Contents of editions

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...