DORMINHOCOS / Sleepers

Autores

  • Lindomberto Ferreira Alves Lindomberto Ferreira Alves é artista visual, educador, pesquisador e curador independente. Mestrando em Teoria e História da Arte (PPGA/UFES). Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (UNAR-SP) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). https://orcid.org/0000-0001-7832-1734

DOI:

https://doi.org/10.37235/ae.n39.18

Resumo

Resenha da exposição Dorminhocos, com 98 fotografias da série homônima de Pierre Verger, com curadoria de Raphael Fonseca.

Biografia do Autor

Lindomberto Ferreira Alves, Lindomberto Ferreira Alves é artista visual, educador, pesquisador e curador independente. Mestrando em Teoria e História da Arte (PPGA/UFES). Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (UNAR-SP) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Lindomberto Ferreira Alves (Ceilândia, Brasil - 1985) é artista visual, educador, pesquisador e curador independente. Atualmente é curador na Galeria Corredor - Studio ETÁ, Vitória/ES. Vive e trabalha em Vitória/ES. Integra o grupo de estudos "Processos de Criação em Curadoria", coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ananda Carvalho (DAV-UFES). Foi professor voluntário do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo [2013-2014]. É cogestor da plataforma virtual de arte e cultura "PROFAN[AÇÕES]: [com]partilhando diferentes modos de habitar [n]a contemporaneidade" [2013-2020].

Possui textos publicados em livros, catálogos e revistas especializadas no campos teoria, história e crítica de arte. Atuou como artista-educador nas exposições: "O Grande Veleiro" [2018], de Arthur Bispo do Rosário; "A Maré da Vida" [2018], de Ercília Stanciany; "Sensibilidades Reveladas" [2018], coletiva de artistas-professores da UFES; "Cidades Abstratas" [2019], de João César de Melo - todas realizadas no Centro Cultural SESC Glória, Vitória/ES. Destacam-se em sua produção artístico-cultural: o projeto de instalações "Arena Comum" [2015-2016], em parceria com o Célula EMAU-UFES (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo), do DEA-UFES, em Vitória/ES e em São Mateus/ES; participação nas exposições coletivas: "MERGULHO_estratégias para emergir" [2018], no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), Vitória/ES; e "CTRL ZIL Davisuais 2019" [2019], na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP-UFES), Vitória/ES; as curadorias da exposição "Graduartes 2019: Limiares Labirínticos" [2019], na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP-UFES), Vitória/ES; "I Mostra Nacional de Audiovisual ES: Há um lugar para a arte?" [2019], no Cine Metrópolis, da UFES, Vitória/ES; e da exposição "Sobre a pele da cidade" [2013], no CEMUNI VI, da UFES, Vitória/ES.

Como artista, desde 2013 combina diferentes técnicas e práticas artísticas, mesclando instalação, site-specific, intervenção urbana, fotografia, colagem e impressos. Seus trabalhos ocupam-se em interrogar e (inter)atuar nas fronteiras instituídas entre arte, corpo e cidade, por meio de diferentes padrões de significação e implicação com a vida na contemporaneidade. Como educador atua em espaços culturais desde 2018, e suas práticas buscam estabelecer um espaço horizontal e imersivo de compartilhamento do sensível, no qual os processos educativos são assumidos como vivência partilhada que convida à diluição dos contornos instituídos pelo saber artístico. Como pesquisador, crítico e curador independente, suas investigações privilegiam a análise dos processos de criação artística na arte contemporânea, cujos processos criativos colocam arte, vida e obra no mesmo plano de contágio.

Downloads

Publicado

15-08-2020