Da loucura ao delírio como força política: Arthur Bispo do Rosário

Autores

  • Tania Cristina Rivera Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.37235/ae.n37.23225

Resumo

O artigo visa suspender o véu de romantização da figura de Arthur Bispo do Rosário como gênio louco e marginal, que tende a naturalizar sua condição como patologia e ocultar sua condição de imigrante, pobre e negro.

Biografia do Autor

Tania Cristina Rivera, Universidade Federal Fluminense - UFF

Psicanalista e ensaísta. Trabalha em um campo multidisciplinar de reflexão crítica sobre a imbricação entre o sujeito e a cultura, movendo-se entre os terrenos da Psicanálise, da Filosofia, da teoria e da prática artística e literária. Realizou Mestrado e Doutorado em Psicologia na Université Catholique de Louvain, Bélgica (1996), Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1991) e Pós-Doutorado em Artes Visuais na EBA - UFRJ (2006). Foi professora da Universidade de Brasília de 1998 a 2010 e atualmente é professora do Departamento de Arte e da Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Recebeu o prêmio Jabuti de Psicologia/Psicanálise (2014) com o livro "O Avesso do Imaginário. Arte Contemporânea e Psicanálise" (Cosac Naify, 2013). Atuou como professora visitante no departamento d'Arts plastiques da Universidade Paris 8, Vincennes Saint-Denis. Foi curadora da exposição "Lugares do Delírio" (Museu de Arte do Rio, 2017 e Sesc Pompeia, 2018).

Referências

CORPAS, Flavia. Arthur Bispo do Rosário: Do Claustro Infinito à Instalação de um Nome. Tese apresentada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUCRio, 2014.

CASTELLO, José. “Quando explode a vida”. In IstoÉ, São Paulo, 31 de julho de 1985.

FREUD. Sigmund. “Notas Psicanalíticas sobre um Relato Autobiográfico de um Caso de Paranóia (Dementia Paranoides)” (1911). In Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro: Imago, vol. XIII, 1996.

______. “O Inconsciente” (1915). In Edição Standart Brasileira das Obras Completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. XIV, 1996.

MERLEAU-PONTY, Maurice. “A Dúvida de Cézanne”. In O Olho e o Espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

MORAIS, Frederico. Arthur Bispo do Rosário. Arte além da Loucura (org. Flávia Corpas). Rio de Janeiro: Nau, 2013.

WANDERLEY, Lula. “Mito revela nossa culpa”. In Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 13 de mar. de 1994.

Downloads

Publicado

11-04-2019

Edição

Seção

Artigos