Histórico do periódico

Anuário do Instituto de Geociências [ISSN 0101-9759] é um periódico regular do Instituto de Geociências, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicado anualmente desde 1977. Entre 1977 e 2004, o Anuário do Instituto de Geociências era publicado em um único volume anual. No período de 2005 a 2015 a revista passou a ser semestral e de 2016 a 2018 foram publicados três volumes por ano. A partir de 2019 a revista passou a ter periodicidade trimestral.

Desde sua criação, o Anuário do IGEO tem realizado a síntese da produção acadêmica do Instituto de Geociências da UFRJ e da comunidade de geocientistas brasileiros e estrangeiros. A diversidade de temas abordados reflete a própria natureza de nossa instituição, onde são desenvolvidas pesquisas em diferentes temas da Geografia, Geologia e Meteorologia. Trata-se de um conjunto único de pesquisadores, os quais têm estudos voltados para questões ambientais, antropológicas, geomorfológicas, geológicas, paleontológicas e meteorológicas, cobrindo todos os campos de atuação no âmbito das Ciências da Terra.

Anuário do Instituto de Geociências publica artigos inéditos. Trata-se em sua totalidade de material inédito não publicado em outras revistas. É apresentado de maneira digital (arquivos PDF) e impresso até o ano de 2019. Os artigos digitais estão disponíveis em https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/issue/archive e também em www.anuario.igeo.ufrj.br