Análise Preliminar dos Índices de Instabilidade a Partir de Simulações Realizadas com o Modelo Weather Research and Forecasting (WRF) para o Sul do Brasil

Authors

  • Jeferson Prietsch Machado Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Centro de Meteorologia de Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, 17.033-360 Vargem Limpa, Bauru, SP, Brasil
  • Camila de Souza Cardoso Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis, Avenida Mauro Ramos, 950, 88.020-300, Centro, Florianópolis, SC, Brasil
  • Mário Francisco Leal de Quadro Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis, Avenida Mauro Ramos, 950, 88.020-300, Centro, Florianópolis, SC, Brasil
  • Tayná Domingues de Almeida Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Centro de Meteorologia de Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, 17.033-360 Vargem Limpa, Bauru, SP, Brasil
  • Natália Martins Costa Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis, Avenida Mauro Ramos, 950, 88.020-300, Centro, Florianópolis, SC, Brasil
  • Gabriel Luan Rodrigues Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis, Avenida Mauro Ramos, 950, 88.020-300, Centro, Florianópolis, SC, Brasil
  • Tuanny Steffane Rodrigues Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis, Avenida Mauro Ramos, 950, 88.020-300, Centro, Florianópolis, SC, Brasil
  • Lourenço Alves de Paula Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis, Avenida Mauro Ramos, 950, 88.020-300, Centro, Florianópolis, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11137/2017_2_153_162

Keywords:

Tempestades, Modelo WRF, Índices de instabilidade

Abstract

Este trabalho teve por objetivo avaliar a capacidade do modelo WRF em simular os índices de instabilidade em situações de tempestades durante primaveras com o fenômeno El Niño/Oscilação Sul no Sul do Brasil em quatro cidades: Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Porto Alegre. O modelo WRF foi utilizado para a realização das simulações, sendo que os valores dos índices K e TT foram simulados de forma satisfatória pelo WRF e razoavelmente para o LI. Os valores da CAPE simulados pelo WRF foi o que apresentaram as maiores diferenças em relação às observações. Com relação ao comportamento dos índices K, TT e LI em relação às mensagens METAR, observou-se que os valores extremos simulados ocorreram muito próximos aos registros de tempo instável nos aeroportos.

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Published

2019-05-13

Issue

Section

Article