Análise da Paisagem da Região de Dois Irmãos de Buriti, Mato Grosso do Sul

Authors

  • Liliane Candida Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, Avenida Costa e Silva, s/n, 79070-900, Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.
  • Hugo Teruya Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, Avenida Costa e Silva, s/n, 79070-900, Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.
  • Fabrício Bau Dalmas2 Universidade de Guarulhos, Programa de Mestrado em Análise Geoambiental, Praça Tereza Cristina, 239, 07023-070, Guarulhos, SP, Brasil.
  • Antonio Conceição Paranhos Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, Avenida Costa e Silva, s/n, 79070-900, Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2017_3_181_190

Keywords:

Unidades de paisagem, Geossistema, Vulnerabilidade, Fragmentação, Métricas

Abstract

As atividades antrópicas fragmentam o ambiente natural, transformando os remanescentes de paisagem mais susceptíveis às inluências da matriz onde estão inseridos. As geotecnologias são ferramentas para o estudo dos elementos que compõem a paisagem e a sua dinâmica. Esta pesquisa propôs a análise da paisagem do Município de Dois Irmãos do Buriti, inserido no bioma Cerrado, quanto a sua estabilidade morfológica, utilizando dados de geomorfologia, geologia, solos e uso e ocupação do solo. Posteriormente, aplicaram-se métricas para avaliar a fragmentação, quanto ao tamanho, classes e grau de isolamento dos fragmentos. Após essa análise, observou-se que a região possui 55% de área de Moderada a Alta Vulnerabilidade a processos de morfogênese, com áreas localizadas no extremo norte, centro-oeste e costa leste, compostas por solos jovens e rochas sedimentares. Ao sul, há uma região de estabilidade que propicia ao desenvolvimento de atividades econômicas por apresentar classes medianamente estável/vulnerável até a estável. Quanto à fragmentação, a paisagem possui fragmentos pequenos (Moda 0,3 ha e Média 5,5 ha) com alto grau de isolamento (Média 190m), porém com índice de forma tendendo à circular. Por im, a geotecnologias serviram ao propósito esperado facilitando a visualização e demonstração dos resultados, gerando um banco de dados georreferenciado aplicável.

Published

2019-07-30

Issue

Section

Article