Aspectos Mineralógicos, Químicos e Físicos de Frente de Intemperismo em Filito da Formação Batatal, Quadrilátero Ferrífero

Authors

  • Marcio Fernandes Leão Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Laboratório de Experimentos em Mecânica e Tecnologia de Rochas, Av. Athos da Silveira Ramos, 274, CCMN-IGEO, Bloco J, sala J0-04, 21941-909, Cidade Universiária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Emílio Velloso Barroso Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Laboratório de Experimentos em Mecânica e Tecnologia de Rochas, Av. Athos da Silveira Ramos, 274, CCMN-IGEO, Bloco J, sala J0-04, 21941-909, Cidade Universiária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Helena Polivanov Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Laboratório de Experimentos em Mecânica e Tecnologia de Rochas, Av. Athos da Silveira Ramos, 274, CCMN-IGEO, Bloco J, sala J0-04, 21941-909, Cidade Universiária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Eduardo Antônio Gomes Marques Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Engenharia Civil, Av. Peter Henry Rolfs, s/n, 36570-000, Campus Universitário, Viçosa, MG, Brasil.
  • Eurípedes do Amaral Vargas Jr. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Laboratório de Experimentos em Mecânica e Tecnologia de Rochas, Av. Athos da Silveira Ramos, 274, CCMN-IGEO, Bloco J, sala J0-04, 21941-909, Cidade Universiária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Veronica Dutra de Figueiredo Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Laboratório de Experimentos em Mecânica e Tecnologia de Rochas, Av. Athos da Silveira Ramos, 274, CCMN-IGEO, Bloco J, sala J0-04, 21941-909, Cidade Universiária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2017_3_398_406

Keywords:

Intemperismo, Filito, Quadrilátero Ferrífero.

Abstract

O estudo trata de uma frente de intemperismo em filito, proveniente da região do Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais. Apesar de abundantes na região os processos de alteração para essas rochas ainda são pouco estudados. Busca-se aqui contribuir para o entendimento do intemperismo, investigando sobre uma perspectiva mineralógica, química e física. Foram selecionadas amostras das porções da rocha sã (W1), levemente intemperizada (W2), medianamente intemperizada (W3) e altamente intemperizada (W4). As propriedades mineralógicas, químicas e físicas foram determinadas por petrografia, difratometria de raios-X, fluorescência de raios-X, índices químicos, além de índices-físicos. Os resultados evidenciam a evolução intempérica sofrida pelo filito, sobre os aspectos abordados. Conclui-se que a variação das propriedades físicas está mais bem marcada do que as mudanças mineralógicas e químicas, mostrando o controle do intemperismo físico sobre o desenvolvimento do perfil.

Published

2019-07-30

Issue

Section

Article