Investigação Hidroquímica de Teores Elevados de Fluoreto em Águas Subterrâneas de Porção do Sistema Aquífero Guarani, no Sul do Brasil

Authors

  • Thiago Boeno Patricio Luiz Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Engenharia Civil (DEC), Avenida Roraima, 1000, Bairro Camobi, 97105-900, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • José Luiz Silvério da Silva Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Geociências (DGEO), Avenida Roraima, 1000, Bairro Camobi, 97105-900, Santa Maria, Rio Grande do Sul.
  • Leônidas Luiz Volcato Descovi Filho Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Engenharia e Geociências, Rua Vera Paz, s/n, Salé, 68035110, Santarém, Pará.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_1_52_65

Keywords:

Água subterrânea, Hidroquímica, Fluoreto

Abstract

Neste trabalho buscou-se investigar a evolução hidroquímica de águas subterrâneas com altos teores de fluoreto (F-) e sua associação com tipos hidroquímicos em uma porção da Zona de Afloramentos (ZA) do Sistema Aquífero Guarani (SAG). A área selecionada para a pesquisa compreendeu os municípios de Restinga Seca, Agudo, Paraíso do Sul e Novo Cabrais, em uma área de 2034 km², localizada na região central do estado do Rio Grande do Sul, sul do Brasil. A metodologia baseou-se em análise estatística não paramétrica e avaliação das relações iônicas características por meio de gráficos e de diagramas. A base de dados utilizada consistiu em uma compilação de dados pré-existentes e coleta de dados hidroquímicos adicionais. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que as águas subterrâneas com altos teores de F- são altamente salinizadas, acompanhadas de aumentos das concentrações de sódio, cloreto e sulfato. A classificação hidroquímica teve predominância de águas cloretadas sódicas seguidas de sulfatadas sódicas e bicarbonatadas sulfatadas cloretadas sódicas. A partir do diagrama de Piper, foi observado uma clara evolução hidroquímica, o que permitiu inferir sobre as tendências de enriquecimento catiônico e aniônico. Os parâmetros boro e bromo, avaliados por espectrometria, apresentaram teores significativos, onde o boro demonstrou correlação estatística positiva para o F- e o bromo.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article