Registros das Variações do Nível Relativo do Mar na Península de Armação dos Búzios, Rio de Janeiro: Análise de Dados Faciológicos e Geocronológicos

Authors

  • Caíque Lima Cabral Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Laboratório de Geologia Costeira, Sedimentologia & Meio Ambiente, Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, 20940-040, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • João Wagner Alencar Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Laboratório de Geologia Costeira, Sedimentologia & Meio Ambiente, Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, 20940-040, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Geologia, Av. Athos da Silveira Ramos 274, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, 21941-916, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Aline Meneguci da Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Laboratório de Geologia Costeira, Sedimentologia & Meio Ambiente, Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, 20940-040, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_1_130_141

Keywords:

Flutuações do nível do mar, Fácies holocênicas, Geocronologia, Região dos Lagos Fluminenses

Abstract

As variações do nível relativo do mar e mudanças climáticas durante o Holoceno foram importantes para a construção e evolução das paisagens sedimentares costeiras do sudeste brasileiro, especialmente na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. Essas variações podem ser identificadas em campo através de indicadores geológicos e biológicos. Objetiva-se estudar as variações do nível relativo do mar nessa região com base em análises faciológicas, estratigráficas e geocronológicas de depósitos de conchas de moluscos. Como procedimento metodológico foram executados perfis estratigráficos, análises sedimentológicas, taxonômicas e granulométricas, objetivando a identificação de fácies e eventos transgressivos e regressivos. Foram enviadas três amostras para datação por radiocarbono C14, sendo duas de conchas de moluscos e uma de sedimentos orgânicos. Resultados obtidos são apresentados através de tabela de fácies, tabela taxonômica, perfis estratigráficos e dados geocronológicos. O modelo de evolução geológica/geomorfológica da área de estudo caracteriza-se pela construção de terraços marinhos regressivos, constituídos por lagunas semiabertas, cordões litorâneos e pântanos atuais.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article