Dinâmica Sedimentar das Dunas Transgressivas do Sistema Laguna-Barreira da Costa Sul de Moçambique, África

Authors

  • Lucas Lavo António Jimo Miguel Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geologia - PPGL, Av. Athos da Silveira Ramos, 274, 21941-916, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Laboratório de Geologia Costeira, Sedimentologia e Meio Ambiente – LAGECOST, Quinta da Boa Vista, 20940-040, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Projeto de Cooperação Internacional, Esplanada dos Ministérios, Brasília, DF, Brasil.
  • João Wagner Alencar Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geologia - PPGL, Av. Athos da Silveira Ramos, 274, 21941-916, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Laboratório de Geologia Costeira, Sedimentologia e Meio Ambiente – LAGECOST, Quinta da Boa Vista, 20940-040, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_1_222_231

Keywords:

Dunas holocênicas, Taxa de movimentação, Mobilidade de sedimentos, Moçambique, África

Abstract

Dunas transgressivas são muito comuns na região costeira do sudeste da África. Apresentam grande potencial de informações sobre o regime de ventos regionais, o suprimento de sedimentos e respostas às flutuações do nível relativo do mar durante o Holoceno. Foram estudados os condicionantes climáticos regionais e a dinâmica sedimentar eólica das dunas transgressivas associadas ao sistema laguna - barreira da costa sul de Moçambique. Analisou-se informações de regime de ventos, precipitação pluviométrica, registros de temperatura atmosférica complementadas por monitoramento da movimentação anual de dunas transgressivas. Dados obtidos sugerem que as dunas costeiras associadas a esse sistema são controladas principalmente pelo regime de vento do quadrante sudeste e precipitação pluviométrica anual de 1600 mm. A combinação do potencial de transporte de sedimento eólico estimado em ~46 kg/m/s com a mobilidade eólica de ~200, denota intenso processo de assoreamento sobre o sistema lacustre-lagunar da área estudada. A aplicação de modelos matemáticos de dinâmica sedimentar permitiu a identificação de duas características morfológicas distintas de campos de dunas, ativas e semi-vegetadas da área sul (Província de Maputo), e dunas semi-vegetadas e fixas da área norte (Província de Gaza), Moçambique - África.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article