Avaliação do Erro dos Algoritmos de Estimativa da Temperatura da Superfície do Mar Utilizando Dados MODIS Durante Eventos de Ressurgência na Costa de Cabo Frio, RJ

Authors

  • Gilberto Rodrigues Pimentel Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Meteorologia, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 – Bloco G – Cidade Universitária – 21941-916, Rio de Janeiro – RJ, Brasil.
  • Gutemberg Borges França Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Meteorologia, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 – Bloco G – Cidade Universitária – 21941-916, Rio de Janeiro – RJ, Brasil.
  • Leonardo de Faria Peres Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Meteorologia, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 – Bloco G – Cidade Universitária – 21941-916, Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_31_40

Keywords:

Temperatura da Superfície do Mar, Ressurgência, MODIS

Abstract

Neste trabalho é estudado o comportamento do viés da estimativa da temperatura da superfície do mar, utilizando dados dos sensores MODIS a bordo dos satélites Aqua e Terra, durante a ocorrência do fenômeno de ressurgência, nas proximidades da boia Cabo Frio (23º 37,82’ S; 42º 12,15’ W). Analisa-se o comportamento das estimativas de temperatura da superfície do mar versus variáveis oceanográficas e meteorológicas medidas na boia Cabo Frio (ou derivadas dessas) para o período de 1 de janeiro de 2014 a 31 de janeiro de 2015. Confirma-se no presente estudo, a exemplos de outros trabalhos desenvolvidos, que o vento à superfície é uma forçante importante nos eventos de ressurgência e ainda, que o valor da diferença da temperatura do ar e da temperatura da boia e, consequentemente, os valores dos fluxos turbulentos, estão sistematicamente correlacionados aos erros na estimativa da temperatura da superfície do mar com base no sensor MODIS. Uma correção para os erros da estimativa da temperatura da superfície do mar é apresentada e discutida.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article