Separação Entre Geoide e Quase-Geoide: Análise das Diferenças Entre as Altitudes Normal-Ortométrica e Ortométrica Rigorosa

Fabio Luiz Albarici, Gabriel Nascimento Guimarães, Ismael Foroughi, Marcelo Santos, Jorge Luiz Alves Trabanco

Abstract


As altitudes ortométricas e normais são os dois sistemas de altitude mais utilizados na realização prática dos data geodésicos verticais locais e nacionais. A diferença principal entre estes dois conceitos é que a gravidade média real ao longo da linha de prumo entre o geoide e a superfície topográfica, define teoricamente a altitude ortométrica, já a gravidade média normal ao longo da linha de prumo entre o elipsoide de referência e o teluróide é usada na definição da altitude normal. No sistema geodésico brasileiro, apenas uma correção de não paralelismo é aplicada, tendo-se a altitude normal-ortométrica. O objetivo deste trabalho é calcular a separação entre geoide e quase-geoide obtidos através dos sistemas de altitudes: normal-ortométrica e ortométrica rigorosa. Através de testes numéricos, viu-se que a separação é maior quando se utiliza o sistema brasileiro com valores entre -0,5 e 0,5 metros. Em contrapartida, utilizando-se a nova altitude rigorosa, onde se avalia a gravidade média a longo do fio de prumo levando-se em consideração as variações de densidades topográficas e de massas acima do geoide, os valores são menores, ficando no intervalo de -0,05 a 0,2 metros. Pode-se dizer que, o sistema de altitude ortométrica rigorosa é mais acurado, pois possuir a menor diferença entre a separação geoide/quase-geoide.

Keywords


Geoide; Quase-geoide; Altitude Ortométrica Rigorosa; Altitude Normal



DOI: https://doi.org/10.11137/2018_3_71_81

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic DatabasesFollow us
SCImago Journal & Country Rank
ISSN
ROAD
Clarivate
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
REDIB
Twitter
Facebook
All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0).