Desafios para a Avaliação de Locais de Interesse Geológico em Áreas Urbanizadas: Baixada Santista, Litoral do Estado de São Paulo

Authors

  • Debora Silva Queiroz Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, 05508-080 São Paulo, SP, Brasil.
  • Maria da Glória Motta Garcia Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, 05508-080 São Paulo, SP, Brasil.
  • Eliane Aparecida Del Lama Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, 05508-080 São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2019_3_129_144

Keywords:

Patrimônio geológico, Urbanização, Baixada Santista

Abstract

Os elementos da geodiversidade são passíveis de ameaças, muitas vezes relacionadas às interferências antrópicas. A expansão urbana, particularmente, tem elevado os impactos causados à geodiversidade e resulta na perda de locais de interesse geológicos importantes. Os municípios de Santos, São Vicente e Cubatão possuem importantes registros do passado e da história evolutiva da região, contudo é uma área densamente urbanizada, e tais locais não são levados em consideração nos planos de ordenamento do território. Neste contexto, fez-se o inventário e a avaliação quantitativa dos locais de interesse geológico. Seis geossítios e três sítios da geodiversidade foram definidos, os quais representam a história geológica da região no período do Neoproterozoico ao Quaternário. Verificou-se que a urbanização afetou diretamente os locais de interesse geológico, provocando perda de elementos da geodiversidade, sendo que tais locais devem ser preservados e levados em consideração ao realizar intervenções na região.

Published

2019-12-21

Issue

Section

Article