Sucessão de Associações de Foraminíferos Bentônicos como Indicadoras de Variações Paleoceanográficas no Terraço de Torres (RS - Brasil) Durante o Quaternário Tardio

Authors

  • Patricia Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina, Laboratório de Oceanografia Costeira, OCN/CFM, Campus Reitor João David F. Lima, s/n, 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil.
  • André Rosch Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Oceanografia e Ecologia, Laboratório de Oceanografia Geológica, Av. Fernando Ferrari, 514, Campus de Goiabeiras, Vitória, ES, 29075-910, Brasil.
  • Carla Bonetti Universidade Federal de Santa Catarina, Laboratório de Oceanografia Costeira, OCN/CFM, Campus Reitor João David F. Lima, s/n, 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2019_4_387_395

Keywords:

Paleoecologia, Atlântico Sul, Talude Continental

Abstract

Foraminíferos são protistas sensíveis a mudanças ambientais e atuam como paleoindicadores de características oceanográficas como temperatura, salinidade, fluxo de oxigênio, disponibilidade de nutrientes e gradiente de energia do meio. A identificação da sucessão de biofácies de foraminíferos bentônicos constitui assim uma metodologia útil na interpretação de processos paleoceanográficos. Amostras provenientes de dois testemunhos coletados no talude da porção norte da Bacia de Pelotas, posicionados em 1514 m e 2091 m de profundidade e com idades entre 112 e 7 ka foram analisadas quanto à densidade de testas, riqueza e abundância relativa das espécies. O objetivo da pesquisa foi avaliar como estes descritores responderam às grandes mudanças climáticas ocorridas ao longo dos cinco últimos estágios isotópicos marinhos. Foram identificados um total de 55 taxa ao longo destes testemunhos, com dominância de gêneros com hábito infaunal, tais como Globocassidulina, Bulimina, Bolivina e Uvigerina e a espécie Trifarina angulosa, sugerindo o predomínio de condições meso-eutróficas nesta área durante o período estudado. A análise de similaridade na abundância das espécies entre as amostras, segundo índice de Bray Curtis, levou ao reconhecimento de três associações ecológicas (compostas por um total de 14 famílias). Estas permitiram individualizar quatro zonas ecológicas distintas ao longo dos dois testemunhos, cuja sucessão temporal está sendo interpretada como resposta à influência de diferentes massas d´água e a variações no aporte de carbono para o compartimento bentônico entre períodos mais quentes e mais frios.

Published

2020-01-02

Issue

Section

Article