Análise Multicritérios na Identificação de Classificação de Importância Hídrica no Quadrilátero Ferrífero – MG

Authors

  • Lourdes Manresa Camargos Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências, Programa de Pós-graduação em Geografia, Av Antônio Carlos 6627, 31270-901. Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Ana Clara Mourão Moura Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências, Programa de Pós-graduação em Geografia, Av Antônio Carlos 6627, 31270-901. Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Christian Rezende Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências, Programa de Pós-graduação em Geografia, Av Antônio Carlos 6627, 31270-901. Belo Horizonte, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11137/2020_3_23_34

Keywords:

Quadrilátero Ferrífero, Importância Hídrica, Análise Multicritérios

Abstract

O presente artigo teve como objetivo apresentar um ranking classificatório da importância hídrica na área correspondente ao Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais. Para isso, foi utilizada a metodologia de Análise Multicritérios, sendo combinadas duas variáveis: Densidade de Drenagem e Potencial de Recarga (segundo condições geológicas e geomorfológicas). Como resultado, observou- se que manchas classificadas como “de alta importância hídrica” coincidem com áreas de Unidade de Conservação já consolidadas, a exemplo do Parque Nacional da Serra do Gandarela. Em uma análise complementar, notou-se também a presença de barragens com alto risco de rompimento em regiões definidas como alta importância hídrica. A partir destas análises, reforça-se a importância de medidas mais restritivas para a mineração no Quadrilátero Ferrífero e a importância de manutenção das Unidades de Conservação, que são fundamentais para a proteção das águas e outros recursos naturais. Por último, entende-se a Análise Multicritérios como importante ferramenta de tomada de decisão, capaz de avaliar diferentes variáveis a fim de se obter combinações de variáveis e classificação de graus de pertinência de interesse de investigação, de acordo com o objetivo a ser demandado. O estudo desenvolvido é defensável e reproduzível em outras áreas do Brasil e atende aos interesses de identificação de paisagens notáveis do ponto de vista hídrico, com possibilidades de ser integrado a outros estudos sobre valores da paisagem e compor unidades territoriais de planejamento e gestão estratégicos.

References

Bertanlanfy, LV. 1968. General System Theory. G. Braziller, 289 p.

Camargos, M.L.; Rodrigues, P.C.H.; Nero, M.A. 2019. Metodologia para Verificação de Volumes de Bacias de Rejeito de Mineração por Geoprocessamento. Revista Brasileira de Geomorfologia, 20(4): 719-734.

Fonseca, C.O. 2014. A dinâmica espacial da Serra do Gandarela e entorno a partir da formação de territórios: análise e representações coremáticas. Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado, 127p.

Fundação Biodiversitas. 2005. Biodiversidade em Minas Gerais. Belo Horizonte. Disponível em: <http://www.biodiversitas.org.br/atlas/>. Acesso em agosto 2019.

Horton, R.E. 1945. Erosional development of streams and their drainage basins: hydrophysical approach to quantitative morphology. Bulletin of the Geological Society of America, 56(3): 275-370.

Moura, A.C.M. & Jankowski, P. 2016. Contribuições aos estudos de análise de incertezas como complementação às análises multicritérios - Sensitivity analysis to suitability evaluation. Revista Brasileira de Cartografia, 68(4), Edição Especial Geoinformação e Análise Espacial: 665-684.

Moura, A.C.M. 2007. Reflexões metodológicas como subsídio para estudos ambientais baseados em Análises de Multicritérios. In: ANAIS XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, Florianópolis, Brasil, INPE, p. 2899-2906.

Pariazzi, M.G. 2010. Mapa de Unidades Geotécnicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. In: PROGRAMA DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA RMBH: RELATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO. Belo Horizonte, p. 1-73.

Rico, E.A.M. 2013. Metodologia para priorização de intervenções em trechos de cursos de água: estudo de caso torrentes Bolonia e Yomassa, Bogotá - Colômbia. Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Dissertação de Mestrado, 156p.

Rocha, N.A.; Casagrande, P. & Moura, A.C.M. 2018. Análise combinatória e pesos de evidência na produção de análise de multicritérios em modelos de avaliação. Luján, 10(Número especial): 37-61.

Tkach, J.R. & Simonovic, S.P. 1997. A new approach to Multi-criteria decision making in water resources. Journal of Geographic Information and Decision Analysis, 1(1): 25-44.

Published

2020-09-30

Issue

Section

Article