A vez de morrer: granizo e chuva no lugar total de Simone Campos

Autores

  • Milena Magalhães Universidade Federal do Sul da Bahia Teixeira de Freitas, BA

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106x/2018202121136

Resumo

A partir do romance A vez de morrer, de Simone Campos, define-se uma reflexão sobre a difícil equação do “viver-junto” muito mais próxima da fantasia idiorrítmica aludida por Roland Barthes -- sem, no entanto, acatá-la por inteiro -- do que das concepções de Zygmunt Bauman, na tentativa de pensar quais são as perguntas que a literatura brasileira contemporânea tem feito às molduras discursivas que apontam para a constituição de comunidades cada vez mais afeitas às relações entre os iguais. Ao confrontar distintas comunidades, Campos permite dissertar sobre questões tão urgentes como a sexualidade e a religião em tempos de “concentração dos poderes capitalístico-midiáticos”, na expressão de Jacques Derrida.

Biografia do Autor

Milena Magalhães, Universidade Federal do Sul da Bahia Teixeira de Freitas, BA

Milena Magalhães fez mestrado e doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE/Unesp, com estágio na Université Paris VIII. Atualmente, é professora na Universidade Federal do Sul da Bahia e líder do GEPEC -- Grupo de Pesquisa em Poética Brasileira Contemporânea. Centra seus estudos na prosa e poesia brasileira contemporâneas, refletindo sobre as representações autobiográficas do/no presente. Mantém, ainda, uma reflexão constante sobre o lugar da literatura na Educação Básica e no Ensino Superior, desenvolvendo, no momento, o projeto Partilhas literárias para a elaboração de práticas de leitura interdisciplinares, com o apoio do CNPq.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Trad. S.J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Trad. H. dos Santos. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 2000.

BARTHES, Roland. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos: cursos e seminários no Collège de France, 1976-1977. Trad. L. Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Trad. P. Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Trad. C. A. Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Trad. E. Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

BÍBLIA SAGRADA. Tradução do novo mundo. Cesário Lange-SP: Associação Torre de Vigia de Bíblia e Tratados, 2014.

CAMPOS, Simone. A vez de morrer. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. CESAR, Ana Cristina. A teus pés. São Paulo: Ática, 1999.

DERRIDA, Jacques. De que amanhã: Diálogo/Jacques Derrida; Elisbeth Roudinesco. Trad. A. Telles. Rio de Janeiro: Jorge zahar Editor, 2004.

DERRIDA, Jacques; VATTIMO, Gianni. A religião: o seminário de Capri. Trad. T. M. Verza. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

O PÂNTANO. Direção: Lucrécia Martel. França, Argentina, Espanha, 2001.

Downloads

Publicado

2018-07-06

Edição

Seção

Artigos